Tema é “Cuidar de quem cuida”, com programação até o dia 10 de outubro no formato online – gratuito

Discutir as condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde, com ênfase em ações de prevenção às incapacidades e a promoção da melhor qualidade de vida. Estes são os objetivos da “Semana do Agente Comunitário de Saúde: cuidar de quem cuida”, evento em formato online que começa nesta segunda-feira (4/10) e prossegue até sexta-feira (8/10), sob organização do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Cuidados Primários à Saúde (PPGCPS), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

As atividades poderão ser acompanhadas gratuitamente, com programação voltada para os agentes que atuam especialmente nos municípios do Norte de Minas. O evento conta com o apoio da Superintendência Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.

A coordenação envolve os pesquisadores e os mestrandos do PPGCPS, que desenvolveu a ideia do evento a partir da necessidade em se discutir as condições de saúde e de trabalho dos agentes comunitários. Estes dados foram levantados a partir de pesquisa realizada junto à categoria, em 2018.

PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial da “Semana o Agente Comunitário de Saúde: cuidar de quem cuida” está marcada para a segunda-feira, às 15 horas, com explanações por parte da coordenadora do PPGCPS, professora doutora Josiane Brant Santos Rocha; da coordenadora de Atenção Primária em Saúde de Montes Claros, Daniella Cristina Martins Dias Veloso; e do coordenador de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, João Alves Pereira.

Na terça-feira (5/10), às 16 horas, estará em debate o tema “Capacidade para o trabalho com ênfase na qualificação das visitas domiciliares”. O assunto será abordado pela médica de família e comunidades Jamile Pereira Dias dos Anjos, mestranda do PPGCPS.

Na quarta-feira (6/10), às 16 horas, será proferida a palestra “Atenção à Saúde mental dos agentes comunitários de saúde”, pela psiquiatra Mariana Silveira. O evento terá continuidade na quinta-feira (7/10), às 15 horas, com a palestra “Dor lombar nos agentes comunitários de saúde: impactos na qualidade de vida, produtividade e prevenção”. O tema será abordado pelo médico ortopedista Dênio de Castro Gomes.

Na sexta-feira (8/10), às 15 horas, estará em debate o tema “Impactos do comportamento sedentário e obesidade na qualidade de vida dos agentes comunitários de saúde”, com explanação da educadora física Mônica Thais e pela médica Isabela Nepomuceno Sapori.

“Semana o Agente Comunitário de Saúde: cuidar de quem cuida”
Evento em formato online
Quando: segunda-feira (4/10) a sexta-feira (8/10)
Informações: www.posgraduacao.unimontes.br/ppgcps/ (o link das transmissões será liberado em breve)