O mês de outubro começa com mais uma promoção do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Unimontes. Como desdobramento do curso de Introdução à Preservação de Patrimônio Audiovisual, realizado entre maio e julho últimos, o CCRAV realiza, desde a manhã desta sexta-feira (1º/10), a capacitação online para elaborar o repositório digital de memória coletiva multimídia de Montes Claros e Norte de Minas. As atividades acontecerão também na próxima quarta-feira (6/10), de 9h30 às 12h30.

O trabalho é ministrado pela profissional Ines Aisengart Menezes, preservacionista audiovisual e mestre em “Preservation and Presentation of the Moving Image” pela Universidade de Amsterdã (Holanda). Com atuação na Cinemateca Brasileira, foi co-curadora da temática Preservação na CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, e atualmente trabalha em projetos de memória coletiva e como docente sobre cinema e preservação audiovisual.

PLATAFORMA

O curso de capacitação é ministrado por Ines Aisengart Menezes (Divulgação)

As aulas expositivas e discussões acontecem no formato online, por meio da plataforma “Tainacan” (https://tainacan.org/), um software livre desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência de Redes, da Universidade de Brasília (UnB). A ferramenta foi desenvolvida com o apoio da Universidade Federal de Goiás, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e do Instituto Brasileiro de Museus”.

Antes das aulas virtuais, os alunos tiveram acesso à bibliografia específica e a um conjunto de vídeos. As atividades contam com suporte do Governo Federal, por meio do Finep e Ministério da Ciência e Tecnologia, e o Governo de Minas, com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais/Fapemig)

O professor Élcio Lucas, coordenador do CCRAV/Unimontes, explica que as abordagens ao longo do curso darão ênfase ao perfil de coleções do repositório. Além disso, será implementado um fluxo de documentação das decisões e etapas de criação do repositório e fluxos de seleção de itens. Na linguagem específica, serão criados metadados estruturais e metadados descritivos (a partir de modelo DublinCore), métodos de gestão dos itens e a criação das rotinas de tratamento de dados (com Open Refine), customização do front-end do repositório e a criação do campo de submissão de itens por usuários externos, rotinas de avaliação e publicação periódica de itens.

TAGS:CCRAV

Museu Regional do Norte de Minas (Unimontes) realiza Chamamento Público Das Exposições Temporárias para 2025
Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos