Ação liderada por egresso da universidade orienta e incentiva contribuintes a fazer doações do IR voltadas para crianças, adolescentes e idosos

O prazo para a entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2023 junto à Receita Federal termina no próximo dia 31 de maio. A campanha “Leão Solidário” orienta e incentiva os contribuintes a, ao entregar a declaração, fazer doação de parte do Imposto de Renda devido de renda devido para fundos de direitos da criança e do adolescente e fundos de direito da pessoa idosa.

Iniciada em 2013, a campanha é coordenada pelo Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ED Instituto), criada e liderada pelo contador e professor Edenilson Durães, egresso do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que apoia a iniciativa. A campanha é apoiada ainda pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais – CRCMG, Receita Federal do Brasil – RFB e Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG.

Edenilson Durães ressalta que a doação do Imposto de Renda devido é feita de maneira simples e segura, por meio da destinação diretamente no programa da declaração do imposto de renda. Ele explica que para doar, basta o contribuinte acessar o site da campanha – www.leaosolidario.org.br, que conta com uma instrução passo a passo, “clique aqui”. As pessoas jurídicas poderão fazer doações aos respectivos fundos e deduzir em até 1% do imposto de renda devido, o que é feito sob orientação do profissional responsável pela contabilidade da empresa.

“O principal objetivo da campanha é maximizar o volume de recursos destinados, garantindo melhores condições de atendimento aos públicos alvo (crianças, adolescentes e pessoas idosas) e cumprindo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 (ONU): erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; trabalho decente e crescimento econômico; redução das desigualdades; paz, justiça, e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação”, explica o professor Edenilson Durães.

Ele salienta que os recursos arrecadados são destinados a fundos públicos e geridos por conselhos formados por representantes da sociedade civil e do poder público. “Organizações da Sociedade Civil (ONGs) apresentam projetos para receberem esses recursos e aplicarem em suas atividades no atendimento à população, de forma especial às pessoas em situação de vulnerabilidade”, relata o idealizador e coordenador da campanha “Leão Solidário”.

Importância do apoio da Unimontes

O contador e professor Edenilson Durães ressalta a relevância do apoio da Universidade Estadual à campanha “Leão Solidário”. O apoio da Unimontes é muito importante para propagar a campanha como relevante agente de desenvolvimento regional. Além dos potenciais destinadores em seu quadro de pessoal, muitos de seus egressos ocupam importantes funções na sociedade que podem potencializar as ações de divulgação e destinação”, avalia Edenilson.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito