As reivindicações dos servidores técnico-administrativos e dos docentes da Universidade Estadual de Montes Claros foram apresentadas pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, durante audiência com o secretário-geral do Governo do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões, nessa quarta-feira (29/9).

O encontro contou também com a participação da reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora Lavínia Rodrigues. Na oportunidade, houve a discussão de uma pauta conjunta das demandas das instituições.

O reitor da Unimontes ressaltou que o objetivo da atual gestão superior da Universidade é manter um diálogo contínuo com o Governo do Estado, como forma de viabilizar o encaminhamento e o atendimento aos pleitos da comunidade acadêmica, além de garantir o suporte para a melhoria das atividades de ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços.

Nesse sentido, o professor Antonio Alvimar Souza agradeceu ao secretário Mateus Simões pelos os investimentos feitos pela atual gestão do Governo de Minas no âmbito da Unimontes. Esse apoio foi reiterado pelo próprio governador Romeu Zema em visita ao campus-sede da universidade, no último 16 de setembro.

PLANO DE CARREIRA E OUTROS BENEFÍCIOS

Umas das pautas analisadas com o secretário-geral do Governo do Estado foi a implantação de novo plano de carreira para os professores e servidores da Unimontes para a melhor estruturação das duas categorias.

O professor Antonio Alvimar Souza reiterou ao Estado o pedido para o pagamento da Dedicação Exclusiva (DE) a 47 professores da Universidade. O secretário Mateus Simões explicou que o Governo Estadual é sensível ao pleito, mas, no momento está impossibilitado de adotar medidas que possam onerar a folha de pagamento por causa das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei Complementar 173/2020, que impede aos Estados de elevar os gastos com o pagamento de salários de servidores – até 31 de dezembro de 2021 em função dos ajustes fiscais decorrentes das despesas do Governo Federal no enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19).

Por outro lado, o reitor destacou que a gestão superior da Unimontes segue atenta ao pleito do pagamento do valor da Dedicação Exclusiva aos 47 professores, conforme encaminhamento feito pela Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes). Para isso, manterá as articulações constantes com a administração estadual.

CARGA HORÁRIA – Outro assunto tratado diz respeito aos pedidos de alteração de carga horária de professores, de 20 para 40 horas. Na oportunidade, o secretário-geral orientou que a demanda fosse reapresentada com a observação das questões de ordem administrativa, com objetivo de o Governo fazer uma análise mais aprofundada do referido pleito.

No encontro com o secretário-geral do Governo do Estado foi discutido o cumprimento do acordo de greve com os docentes e o encaminhamento de demandas específicas, como a incorporação de gratificação complementar para os servidores técnico-administrativos, além da melhoria da ajuda de custo e outras melhorias pleiteadas pela categoria.

A Unimontes reforçou o pedido para a nomeação dos 99 candidatos aprovados em concurso público para servidores técnico-administrativos. Também solicitou a prorrogação dos contratos administrativos vigentes na instituição.

O secretário Mateus Simões reafirmou a disposição do Governo do Estado em atender a comunidade acadêmica da Unimontes. Nesse sentido, informou que as propostas serão encaminhadas à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para análise.

CONTRATAÇÃO DE ENGENHEIROS

Ainda durante a audiência com o secretário-geral, o reitor Antonio Alvimar Souza apresentou o pedido para que seja autorizada a contratação de dois novos engenheiros para o setor Engenharia e Projetos, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes.

A demanda surgiu por conta do próprio volume de obras físicas com reforma e ampliação implementadas no campus-sede e demais unidades da instituição, com recursos liberados pelo Governo de Minas. O objetivo é agilizar a execução de projetos e dar um novo ritmo às construções da Universidade.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos