Reitor anuncia medida com apoio do governo de Minas e do município

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) anunciou, nesta terça-feira (07/05), a ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), dentro de sua política de fortalecimento da saúde pública no Norte de Minas. O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, anunciou que o Hospital Universitário ampliará, de imediato, mais cinco leitos pediátricos e dois leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com possibilidade do governo autorizar a instalação total de 10 leitos.

A Unimontes garantiu que os esforços para a ampliação da rede continuarão e, em breve, poderão ser criados mais três leitos pediátricos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após os ajustes necessários na estrutura do Hospital Universitário. “Temos consciência da importância do Hospital Universitário na rede pública gratuita de saúde da região e faz parte da nossa política assistencial garantir uma saúde pública de qualidade e comprometida com os nossos pacientes”, reafirmou o reitor Wagner de Paulo Santiago.

Os detalhes da ampliação dos dez leitos pediátricos foi, inclusive, tema de reunião, nesta terça-feira pela manhã, do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, acompanhado do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, e do superintendente do Hospital Universitário, professor Iuri Simões Mota, com o procurador geral do Município de Montes Claros, Otávio Rocha, com o diretor de Assistência à Saúde da Secretaria Municipal de Montes Claros (SMS), Bruno Pinheiro, e o representante do deputado federal Marcelo Freitas, Danilo Soares de Oliveira. O pedido foi referendado pelo vice-prefeito, Guilherme Guimarães.

O diretor de Assistência à Saúde da (SMS), Bruno Pinheiro; o reitor da Unimontes, Wagner Santiago; o procurador geral do Município, Otávio Rocha; o vice-reitor, Dalton Caldeira; o superintendente do Hospital Universitário, Iuri Simões e o chefe de gabinete Danilo Soares.

O reitor observou que a ampliação desses leitos atende, ainda, orientação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema; do vice-governador, professor Mateus Simões; e do secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. “Essa união de forças do Governo do Estado e da Unimontes tem propiciado diversas melhorias no Hospital Universitário e a ampliação desses leitos será mais um benefício para a sociedade regional”, garantiu o reitor.

HU Unimontes

O Hospital Universitário Clemente de Faria integra a estrutura da Universidade Estadual de Montes Claros como unidade administrativa de planejamento, coordenação e execução. Conjuga as atividades de ensino, pesquisa e extensão e se destaca na prestação de serviços na área de saúde. Certificado como hospital de ensino pela Portaria Interministerial MEC/MS nº. 450, o HU Unimontes prossegue às suas ações de humanização, priorizando a assistência de qualidade à população.
A unidade realiza procedimentos médico-hospitalares, entre consultas, exames, cirurgias e outros serviços. O hospital é eminentemente público e dedica 100% da sua capacidade instalada para o SUS, garantindo atendimento gratuito à população de Montes Claros e da macrorregião Norte de Minas.
O hospital é classificado nas áreas de urgência e emergência como Trauma Nível II e conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, uma UTI de adultos e pronto socorro com atendimento 24 horas. Foi a primeira unidade hospitalar do Estado de Minas Gerais a implantar a classificação de risco com base no Protocolo de Manchester.
O Hospital se destaca pela promoção da saúde e pela constante busca do aprimoramento de seus procedimentos e na formação de profissionais da saúde em todos os seus níveis com atendimento humanizado e com segurança ao paciente.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia