Mais de 13 mil suicídios são registrados a cada ano, no Brasil. No mundo, o número de casos anuais chega a 1 milhão. Historicamente, a Unimontes se envolve em campanhas voltadas para os cuidados com a saúde mental e promove trabalhos educativos de prevenção com o objetivo de contribuir com a redução destes números, sensibilizando toda a comunidade acadêmica.

Nesta quinta-feira (23/9), a Residência Médica em Psiquiatria, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), promove o Seminário de Prevenção ao Suicídio, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo canal da Unimontes no YouTube. Por conta da pandemia do Novo Coronavírus, os eventos presenciais estão suspensos.

Para mediar os debates, foi convidado o psicólogo clínico-analista do comportamento, Leonardo Tadeu Vieira, mestre em Ciências da Saúde e professor titular do Departamento de Educação da Unimontes. O primeiro tema a ser debatido será “Automutilação e suicídio”, que terá como facilitador o psiquiatra, professor titular do curso de Medicina/Unimontes e coordenador da residência em Psiquiatria do HUCF, Pedro Paulo Narciso de Avelar.

REDES SOCIAIS – Na sequência, para compor a mesa dos debates e abordar o tema “Redes sociais e suicídio”, a convidada será a professora e secretária da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP, Gislene Alves da Rocha, também preceptora da Residência de Psiquiatria e Psiquiatra do HUCF, diretora clínica e psiquiatra dos Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Montes Claros).

A psiquiatra, mestre do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica pela UFRJ e professora-assistente da Unimontes, a médica Ana Carolina Ribeiro Lopes e Ruas fará a abordagem do tema “Posvenção: Como lidar com a dor dos que ficaram?”.

Para fechar os trabalhos, o reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, mestre em Filosofia pela UERJ e doutor em Ciências Humanas e História Social pela USP, discutirá sobre os “Aspectos bioéticos no cuidado com a vida”.

SETEMBRO AMARELO

A campanha “Setembro Amarelo” foi criada pela ABP em 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o mês.

Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre jovens. São 96,8% dos casos de suicídio relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

“Todos os anos tratamos sobre um tema na campanha e, em 2021 estamos abordando o tema “Agir salva vidas”. Apenas falar sobre o suicídio não é mais suficiente. Este seminário traz temas importantes e essenciais, especialmente para profissionais e estudantes da área da saúde. Esperamos que todos participem da live, pois trará conhecimentos essenciais, específicos para os participantes”, destaca Gislene Alves da Rocha.

II Open Innovation busca interação entre instituições de pesquisa e empresa
Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade