Provas do Enade em destaque nos trabalhos. Cursos de graduação de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Serviço Social e Tecnologia em Gestão Pública serão avaliados

A Unimontes dispõe de um instrumento de avaliação institucional dos seus cursos, cujos resultados geram subsídios para os cálculos de indicadores da qualidade da educação superior. O trabalho é desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação  (CPA) da Unimontes.

Um dos objetivos da comissão institucional é acompanhar os processos de avaliação externa da Universidade. Nesse sentido, a comissão acompanha os trabalhos de avaliação dos alunos da Unimontes no âmbito do  Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC).  O Enade é uma das ações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no qual também está inserida a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Em 2022 serão avaliados os cursos das áreas de conhecimento vinculadas ao ano III do  6º ciclo avaliativo do Sinaes. Na Unimontes, serão avaliados os cursos de graduação de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Serviço Social e Tecnologia em Gestão Pública.

A presidente da CPA/Unimontes, professora Viviane Carrasco, destaca a relevância do Enade na avaliação da qualidade dos cursos da  universidade. “O Enade tem enorme importância na avaliação das instituições de ensino superior, principalmente pelo peso relativo na composição dos conceitos avaliativos dos cursos e da própria Universidade. É um componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC), uma das modalidades de avaliação do Sinaes, e utilizado como parâmetro para diversos fins, dentre eles a renovação de reconhecimento de cursos de graduação, contribuindo para o Conceito Geral dos Cursos na Universidade (IGC), que são indicadores da qualidade do ensino”, destaca a professora Viviane Carrasco.

Carrasco salienta que os resultados do Enade servem como parâmetro para os investimentos da Universidade em programas acadêmicos, instalações físicas e outras ações voltadas para os estudantes. “Quanto maiores os conceitos do Enade obtidos por cada curso, mais recursos a Universidade obterá para garantir, oferecer e sustentar a qualidade dos serviços prestados à comunidade”, observa a professora Viviane Carrasco.

VISIBILIDADE DOS CURSOS A presidente da CPA/Unimontes salienta ainda que a importância do Enade ganha significado também na visibilidade dos cursos superiores perante a sociedade, tendo em vista que os resultados do exame são vistos como o principal parâmetro de avaliação das instituições e dos cursos de graduação do país.

Conforme explica a professora Viviane Carrasco, a CPA acompanha e repassa aos alunos todas as informações sobre o edital e cronograma do Enade. “É  papel da Comissão de Avaliação Institucional orientar os coordenadores de cursos para cadastrar os alunos e mantê-los informados sobre as exigências do sistema, datas, prazos, portarias e alterações durante o processo do Enade”, explica.

A prova do Enade é  composta de 40 questões. Dessas, 10 são relativas à “Formação Geral” e 30 questões são do chamado “Componente Específico”. A prova de Formação Geral conta com oito questões objetivas e duas questões discursivas. Já a prova de “Componente Específico” conta com 27 questões objetivas e três perguntas discursivas.

Diagnóstico junto aos acadêmicos Recentemente, a CPA/Unimontes encaminhou aos acadêmicos da universidade um questionário de autoavaliação institucional. No diagnóstico, foram feitas perguntas sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão e sobre os serviços oferecidos na área de infraestrutura física, segurança, limpeza, sustentabilidade ambiental, responsabilidade social, biblioteca e laboratórios, entre outros.

O levantamento foi implementado com  objetivo de realizar um diagnóstico de todas as demandas em termos de estrutura e atendimento da Universidade. A partir das respostas dos estudantes, as demandas são encaminhadas à  gestão superior da instituição.

II Open Innovation busca interação entre instituições de pesquisa e empresa
Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade