Projeto tem como diferencial o incremento do currículo acadêmico, com os estudos nas áreas de maior afinidade dos alunos

Oportunidade de incrementar as pesquisas e os estudos nas áreas de conhecimento com maior afinidade, ampliar o currículo acadêmico e aplicar o efeito multiplicador nos conteúdos curriculares dos diversos cursos de saúde. Estas são algumas vantagens apresentadas pelo projeto de monitoria voluntária, que o Departamento de Fisiopatologia oferece aos acadêmicos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Estadual de Montes Claros.

Nesta quarta-feira (23/2), os trabalhos relativos ao 1º semestre/2022 foram abertos pela manhã, com a recepção dos 39 acadêmicos aprovados em processo seletivo para monitoria, durante reunião virtual ordinária com todo corpo docente, conduzida pelo professor doutor Mauro Aparecido de Sousa Xavier, chefe do Departamento de Fisiopatologia.

Reunião virtual contou com a participação dos professores e dos acadêmicos de monitoria voluntária (reprodução)

Na oportunidade, ele destacou a importância da continuidade do projeto monitoria, contemplando as disciplinas e os módulos dos cursos vinculados ao CCBS.

CRITÉRIOS – Coordenadora do processo seletivo para monitoria, a professora Bárbara Nobre Lafetá explica que os alunos foram avaliados em duas etapas: prova objetiva e análise de histórico. “É preciso ter concluído a disciplina para a qual estão pleiteando a vaga”, explica.

Um dos critérios determinantes está no rendimento que o candidato teve ao cursar a disciplina para a qual se inscreveu: acima dos 80% de aproveitamento, além de não estar com alguma dependência.

Ainda conforme a coordenadora, os selecionados atuarão como monitores nas áreas de Anatomia, Bioquímica, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Imunologia, Microbiologia, Nutrição, Parasitologia, Patologia e Semiologia, sob orientação dos professores responsáveis pelas respectivas áreas. Cada monitoria tem a duração de dois semestres, com carga horária de 12h/semana em atividades de ensino e pesquisa.

DIFERENCIAIS

Além de incrementar o currículo acadêmico, a monitoria voluntária abre perspectivas para a futura profissão, como critério de pontuação em programas de residência, pós-graduações ou mesmo seleção profissional em empresas e hospitais. Além do relatório que é entregue ao orientador a cada mês, o monitor responde regularmente a um questionário como forma de revisar o conteúdo.

“Além de uma grande oportunidade de estudo, a monitoria contribui, ainda, para revelar a proatividade e a disposição do acadêmico aos compromissos”, acrescenta a professora Bárbara Nobre, mestre em Medicina Veterinária e doutora em Ciência Animal e que atua na disciplina de Imunologia, nos cursos de Enfermagem e Medicina.

No período de distanciamento social por causa da pandemia do Novo Coronavírus, os monitores estabeleceram um horário fixo para o atendimento virtual dos demais alunos, divididos por turmas, na solução de dúvidas e na orientação de temas diversos. Com a possibilidade do retorno presencial a partir deste semestre, o atendimento será nos laboratórios do CCBS.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia