A professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, do Conselho Estadual de Educação (CEE/MG), foi indicada para compor a Frente de Educação Profissional e Tecnológica, do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação e Distrital de Educação (Fonced). Ela é conselheira do CEE/MG desde junho de 2020 como representante da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A indicação para a Frente de Educação Profissional e Tecnológica/Fonced foi formulada pelo presidente do conselho mineiro, professor Hélvio de Avelar Teixeira. No CEE/MG, a representante da Unimontes participa das câmaras de Ensino Superior e de Planos e Legislações, além de integrar sete comissões internas.

Professora Jussara de Carvalho Guimarães

O Fórum Nacional de Conselhos Estaduais e Distrital de Educação é um órgão permanente de coordenação e articulação dos Conselhos de Educação dos Estados e do Conselho de Educação do Distrito Federal. Atua na formulação e acompanhamento das políticas nacionais da educação.

Conforme explica professora Jussara de Carvalho Guimarães a indicação para a Frente de Educação Profissional e Tecnológica foi decorrente da sua atuação como presidente de comissão do CEE/MG para normatizar a educação profissional e tecnológica no Sistema de Ensino de Minas Gerais: Ensino Médio e Ensino Superior – Graduação e Pós-Graduação. Ela destaca que a proposta é agregar e ampliar os conhecimentos sobre a educação profissional e tecnológica.

“Estou sempre atenta às demandas do Conselho Estadual de Montes Claros. Assim, tenho procurado exercer a minha função de conselheira e representante da Unimontes com muita responsabilidade e compromisso. Recebo essa indicação como valorização e reconhecimento da dedicação que tenho demonstrado no exercício do que a mim é atribuído”, afirma a professora Jussara.

A educadora salienta que, com o conselheira do CEE/MG e integrante da Frente de Educação Profissional e Tecnológica do Fonced, terá como atribuição participar diretamente das discussões que visam a otimização dos estudos nos âmbitos da educação profissional e tecnológica no País. “Além disso, vamos interagir com os Conselhos Estaduais de Educação brasileiros, articulando e promovendo o intercâmbio e estudos de matéria específica, nesse caso, a educação profissional e tecnológica”, pontua.

CURRÍCULO – Graduada em Pedagogia, a professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães é mestre e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ela concluiu o curso de pós-doutorado em Sociologia da Infância pela Universidade do Minho-Braga (Portugal). Ex-pró-reitora de Extensão da Unimontes, a conselheira do CEE/MG pertence ao Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da instituição.

TAGS:CEE/MG

Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade