O Museu Regional do Norte de Minas – MRNM – tem como prioridade desenvolver atividades voltadas para a pesquisa, a identificação, a conservação e a divulgação de registros da cultura material e imaterial do Norte de Minas. A educação patrimonial é uma de suas principais funções que, por meio de ações voltadas ao público, divulga seus acervos, visando a ampliação e a qualificação do acesso à cultura e ao patrimônio da região.
A democratização e o acesso aos bens culturais são pilares do museu que, através de suas exposições e ações, contribui para que tenhamos uma sociedade mais integrada ao reconhecimento de sua identidade e consciente do patrimônio cultural de sua localidade, tornando-se espaço para o diálogo, reflexão histórica e da inclusão social.
A implantação do Museu Regional do Norte de Minas foi pautada no desejo de criar uma instituição que se destine a preservação e difusão do patrimônio cultural de natureza material e imaterial. Inaugurado em 30 de setembro de 2014, o Museu Regional do Norte de Minas foi instalado no casarão da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil). O prédio histórico foi totalmente restaurado pelo Governo do Estado, com o apoio da comunidade e recursos de empresas viabilizados por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
A edificação teve sua construção iniciada em 1886, sendo concluído em 1889, pelo coronel José Antônio Versiane. Tombado pela Lei Municipal 1761, de 28 de setembro de 1999, o prédio histórico tem grande importância para o setor educacional da cidade: foi sede do primeiro grupo escolar, do primeiro estabelecimento de ensino médio (antigo segundo grau) e dos primeiros cursos superiores da região, ligados à antiga Fafil, incorporada a então Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) – atual Unimontes.
Ao longo do ano de 2017, o Museu Regional recebeu 12.540 visitantes (um aumento de aproximadamente 24% em relação ao ano de 2016), completando o número expressivo 34.839 visitas em um período de pouco mais de 36 meses de funcionamento, o que ressalta o interesse da população e a importância do espaço para a produção de informação, construção social da memória e oportunidade de lazer.
A unidade oferece ao público o conhecimento da região norte-mineira, por meio de quatro eixos temáticos, distribuídos em: “Meio Ambiente”, “Ocupação do Território”, “Evolução Urbana de Montes Claros” e “Saberes, Fazeres e Celebrações”. Atualmente foram incorporadas ao MRNM duas novas áreas, a Sala dos “Ofícios” e a Exposição “Sacro Santo”.
Destacamos também a integração de novos acervos: Exposição de Bonecos “Entre o Real e o Imaginário” e “Cordel de Passarinhos”, além de exposições temporárias, propostas de exposições itinerantes e espaço multimídia, no qual o público pode assistir vídeos educativos e obter informações sobre a história e cultura dos municípios nortemineiros.
Localizado na Rua Coronel Celestino, 75, o Museu Regional é aberto para visitação pública de terça a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas; aos sábados, das 8 às 12 horas; e aos domingos de 9 às 13 horas. A entrada é gratuita.