PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

Como prática acadêmica essencial, a Pró-Reitoria de Extensão articula e garante o vínculo entre as atividades de ensino e pesquisa da Universidade e as demandas sociais, sobretudo aquelas provenientes dos segmentos mais vulneráveis da sociedade. O objetivo dessa integração é o atendimento às demandas da comunidade.

Atividades Desenvolvidas

A extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade e como prática acadêmica essencial.

A Pró-Reitoria de Extensão articula e garante o vínculo entre as atividades de ensino e pesquisa da Universidade e as demandas sociais, sobretudo, aquelas provenientes dos segmentos mais vulneráveis. O objetivo dessa integração é o atendimento às demandas da comunidade, enriquecendo assim o processo ensino-aprendizagem e favorecendo a socialização do saber acadêmico, além de estabelecer uma dinâmica que contribui para a participação da comunidade na vida universitária.

Na Pró-Reitoria de Extensão são implementados programas e projetos institucionais articulados e por áreas temáticas (comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho). Desta forma,  oportuniza espaços para a interdisciplinaridade e fomenta ações que sensibilizem a comunidade acadêmica a desenvolver atividades de interesse social que incluam pessoas melhorando suas condições de vida.

165

Programas/Projetos desenvolvidos em 2017

A dimensão específica da extensão se expressa no fato de que sua abrangência ultrapassa os currículos e práticas de ensino e os limites metodológicos dos projetos de pesquisa. Suas metodologias resultam do exercício da autonomia da universidade pública, da gestão democrática e socialização do conhecimento.

3274

Ações em 2017

Com a participação efetiva da comunidade acadêmica, envolvendo 400 professores  e 2.225 acadêmicos extensionistas, em 2017 a Pró-Reitoria de Extensão manteve os principais indicadores de qualidade e quantidade estabelecidos para os programas e projetos, desenvolvendo 165 programas/projetos. Foram realizadas 3.274 ações, contemplando 615.248 pessoas na  área de abrangência da Unimontes no Norte, Noroeste, Centro do Estado e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Foram mais de 140 municípios beneficiados com ações que tem relação direta com programas e projetos de extensão da Unimontes.

615248

Pessoas Beneficiadas em 2017

Mesmo com as adversidades e com a instabilidade  no cenário nacional, diante de uma crise econômica que afeta o país, a  Pró-Reitoria de Extensão atende satisfatoriamente as demandas acadêmicas e comunitárias, com a implementação de uma série de ações, tais como:  a mobilização da comunidade, o atendimento comunitário e o assessoramento a órgãos públicos e às Organizações Não Governamentais (ONGs). Também atua na  formatação e na execução de programas/projetos e ampliação da participação da comunidade na execução de políticas e programas sociais promovidos pelo poder público e por organizações da sociedade civil. As práticas desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão convertem o conhecimento em benefício coletivo.

A Pró-Reitoria de Extensão tem superado desafios e conseguido avanços importantes, com destaque na expansão das atividades de extensão, consideradas um importante fator na formação universitária. Seus ganhos consistem, principalmente, em estabelecer uma conexão entre o conhecimento aprendido no meio acadêmico e o conhecimento experimentado  no ambiente social. Foram realizados 910 cursos, 994 eventos e 1.370 prestações de serviços. Os cursos atenderam 13.408 pessoas enquanto os eventos alcançaram 100.603 indivíduos e a prestação de serviços teve 501.237 beneficiados.  As ações desenvolvidas foram disseminadas em 602 publicações e/ou outros produtos acadêmicos.

Ações de Extensão Desenvolvidas em 2017

  • Cursos
  • Eventos
  • Prestação de serviços

Fonte: Arquivo da PROEX/Unimontes

 

Todas as ações de extensão colaboram para que ocorra a mudança do modelo tradicional de sala de aula. O objetivo é ampliar a visão de sala de aula, de espaço de produção teórico-abstrata, numa dimensão tradicional, para se considerar sala de aula todo espaço, dentro e fora da universidade, onde se realiza o processo histórico social. Professores e alunos são sujeitos do ato de aprender e de produzir conhecimentos, no confronto com a realidade.

Público das Ações de Extensão Desenvolvidas em 2017

  • Público de cursos - 13.408
  • Público de eventos - 100.603
  • Público de prestações de serviços - 501.237

Fonte: Arquivo da PROEX/Unimontes

 

O eixo pedagógico clássico estudante-professor é substituído pelo eixo estudante-professor-comunidade. O estudante, assim como a comunidade com a qual se desenvolve a ação de extensão, deixa de ser um mero receptáculo de um conhecimento validado pelo professor para se tornar participante do processo.

Entre outras ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão em 2017,  destaca-se também o 11º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão – FEPEG, tendo como temática “Universidade, Sociedade e Políticas Públicas”. O evento é voltado para o incremento do ensino, pesquisa, extensão e das ações da gestão.

Foram 4.406 inscritos, 2.319 trabalhos submetidos, 385 avaliadores e 91 minicursos. Com uma vasta programação com ênfase na discussão de políticas públicas, o evento apresentou na abertura a palestra “Avaliação da Lei de Cotas” ministrada pela professora doutora Ana Paula Karruz, do Departamento de Ciência Política, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seu estudo, a pesquisadora abordou a amplitude do sistema de reserva de vagas nas Universidades Federais, instituída pela Lei Federal de Cotas com a proposta de minimizar as desigualdades socioeconômicas.

Nesta edição do Fepeg, paralelamente ao fórum, foram realizados quatro eventos acadêmicos: “III Encontro dos Editores de Periódicos”, “Seminário Ludens 10 anos”, “Seminário de Metodologias para as Práticas de Extensão” e o Seminário PIBID – “Formação Docente em Tempos de Crise”.

Fonte: Arquivo da PROEX/Unimontes

 

Em referência à Política de Assistência Estudantil, foi publicada a Lei nº 22.570, de 05 de julho de 2017 que dispõe sobre as políticas de democratização do acesso e de promoção de condições de permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior mantidas pelo Estado. Através desta Lei foi instituído no âmbito da Unimontes e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o Programa de Assistência Estudantil, voltado para os estudantes de baixa renda, assim considerados aqueles cuja renda familiar per capita seja inferior ao valor definido pela instituição de ensino, conforme critérios baseados em indicadores socioeconômicos oficiais e adequados ao contexto regional do curso, sendo que esse valor não poderá ultrapassar 1,5  salário mínimo.

O Programa de Assistência Estudantil abrangerá a concessão de auxílios pecuniários aos estudantes e a oferta de serviços voltados para a formação integral e o aprimoramento de seu desempenho acadêmico, observada a disponibilidade orçamentária.

Fonte: Arquivo da PROEX/Unimontes

 

Em 2017 a Pró-Reitoria de Extensão beneficiou mais de 4.000  alunos com a Política de Assistência Estudantil (alimentação, bolsas de Iniciação Científica Unimontes – BIC-UNI – e bolsas de estágios extra-curriculares remunerados – não obrigatório).

Considerado como uma grande conquista da universidade, em 2017,  a Pró-Reitoria de Extensão deu prosseguimento à concessão de bolsas de estágios extracurriculares remunerado – não obrigatório, contemplando 610 acadêmicos de todos os campi da Unimontes. O benefício foi garantido pelo Governo de Minas Gerais, por intermédios da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Pela Unimontes, as negociações envolvem diretamente as Pró-Reitorias de Planejamento, Gestão e Finanças e de Extensão, juntamente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE). A Pró-Reitoria de Extensão é responsável pela coordenação, monitoramento e avaliação de todo o processo de seleção.  Por meio do Núcleo de Estágios Extracurriculares, a Pró-Reitoria  seleciona os estagiários com a divulgação de editais. O critério para a seleção é estritamente socioeconômico, reforçando as ações institucionais para a permanência e melhor formação de novos acadêmicos.

Ainda foram destaques na atuação da Pró-Reitoria de Extensão em 2017 as propostas de implantação da Creditação Curricular em Extensão na Unimontes que tiveram início em 2015 e encerraram uma de suas etapas de discussões em 30 de novembro de 2017. Participaram ativamente os centros acadêmicos, colegiados dos cursos, chefes de departamentos e coordenadores de cursos da Unimontes.

A Creditação Curricular em Extensão consiste na realização obrigatória de atividades de extensão por todos os estudantes dos cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogos, presenciais e à distância de graduação e pós-graduação da universidade, com um mínimo de 10% de carga horária total do curso em atividades de extensão nos respectivos currículos, em relação ao total de créditos a serem cursados, conforme determina a legislação vigente. A inclusão de atividades de extensão reconhecidas pela Unimontes no histórico escolar dos estudantes dos cursos de Graduação e Pós Graduação se dará por um conjunto de atividades de extensão intituladas de Atividades Integradas Ensino, Pesquisa e Extensão (AIEPEs) com carga horária variável, em formato a ser definido pelos centros acadêmicos, departamentos, colegiados dos cursos nos seus respectivos projetos político-pedagógicos.

O Núcleo de Informações e Estatísticas da Extensão (NIEEx), vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, fundamentou seu trabalho em 2017 em três linhas de atuação. A primeira refere-se à produção científica, que culminou com a publicação de um relato de experiência pela Revista Intercâmbio. A segunda linha consistiu na continuação da coleta e organização dos dados dos projetos de extensão (ressaltando que os trabalhos correspondem aos anos de 2014 a 2017) e a elaboração de  um banco de dados digital, que possibilite em um mesmo espaço digitalizado todas as informações referentes aos projetos da extensão. A terceira linha consiste na elaboração de um sistema de informação, que possa auxiliar no fluxo de informações, que irá desde a criação e aprovação do projeto até acessos a relatórios, bem como elaboração de estatísticas e divulgação dos eventos.

O desenvolvimento de ações do projeto Observatório do Empoderamento do Feminino: A Experiência das Mulheres do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, visa atender a uma demanda estadual da Secretaria de Políticas para as Mulheres. As principais metas consistem na implementação de observatórios em municípios atendidos por cursos da Unimontes,  a fim de atender às organizações que tratam da questão do feminino seja para assessorar, promover ações e realizar pesquisas com base nas políticas públicas para as mulheres.

O Observatório do Empoderamento do Feminino realizou no ano de 2017 diversas ações voltadas para dar visibilidade ao projeto, entre as quais: reuniões para a composição de mesas temáticas em eventos, a elaboração de planos concernentes à política municipal para mulheres e manifestações de apoio às situações que envolvem as diferentes formas de violência contra mulheres em datas marcadas nacional e internacionalmente. No âmbito universitário, promoveu reuniões mensais para a realização de estudos com base em textos relativos às reflexões sobre o papel social de mulheres, seja no contexto privado ou público, sobre as interseccionalidades de cor, orientação sexual e classe social e sobre a categoria gênero na constituição de teorias científicas. Também realizou oficinas a respeito do empoderamento relativo ao cuidado de si e palestras conforme o público-alvo e a temática dos eventos. As estagiárias do projeto publicaram no 11º  FEPEG os seguintes resumos expandidos: “Fragmentação do Movimento Feminino”, “Igualdade na Diferença: a presença da mulher negra no movimento feminista” e “Algumas expressões das desigualdades de gênero perante a sociedade”.

Estão em destaque, ainda, na Pró-Reitoria de Extensão, a implementação de ações com prestação de serviços à comunidade com aulas de natação, hidroginástica, tênis e futebol de campo, realizadas no Centro Esportivo Universitário (CEU),  e os processos de construção de propostas de pesquisa – publicações de documentos.

Fonte: Arquivo da PROEX/Unimontes

 

Com objetivo de discutir, proporcionar um espaço para reflexões e discussões acerca de temas relativos à extensão universitária brasileira, avaliar as práticas extensionistas, apresentar resultados  e ainda mostrar os avanços e os desafios, a Pró-Reitoria de Extensão realizou dentro da programação do 11º FEPEG a 5ª edição do Seminário de Metodologias para as Práticas de Extensão. Foram 248 inscritos e 140 participantes, sendo cinco convidados externos. Evento anual e aberto à comunidade acadêmica e de outras instituições de ensino superior, o seminário é uma excelente oportunidade da Pró-Reitoria de Extensão analisar as suas ações, envolver professores, acadêmicos, servidores, pesquisadores, voluntários e treinées para incrementar cada vez mais os programas e projetos dentro da política de extensão universitária, além de divulgar os reflexos de como a extensão se concretiza, de forma imprescindível na formação acadêmica.

Fonte: Arquivo da PROEX/Unimontes

 

Representa um espaço permanente de discussões, para fomentar o desenvolvimento da prática extensionista e fortalecer os programas/projetos de extensão. Neste ano,  o seminário teve dois temas centrais: o papel das Empresas Juniores na formação de empreendedores e a representatividade das Ligas Acadêmicas.

Fonte: Arquivo da PROEX/Unimontes

 

A coordenadora de Expansão, Fomento e Orientação, da Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg), Cristiane Bernardes Dantas, ministrou palestra sobre as “Empresas Juniores e a Nova Legislação”, com destaque para a vivência que os universitários têm, ainda na academia, como empreendedores e consultores juniores. Após a palestra, houve roda de conversa com a temática “Empresas Juniores e o Cenário Atual”, com participação dos representantes das empresas juniores: Economontes, Engenharia Civil – Metrus Jr, Empresa Júnior de Estudos e Pesquisas Sociais (EJEPS), Infobits, Empresa Júnior Unimontes e Empresa Júnior de Minas (Ejuminas).

Fonte: Arquivo da PROEX/Unimontes

 

Foi proferida a palestra “Ligas Acadêmicas e a Residência Médica”, ministrada pelo professor José Carlos Arrojo Júnior, médico de família e comunidade e coordenador executivo de Atenção Básica de Araraquara/SP e professor universitário da Faculdade Santa Marcelina.

Coordenadoria de Extensão Cultural

Vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, a Coordenadoria de Extensão Cultural disponibiliza suporte às ações e projetos oriundos dos diversos segmentos da Unimontes, que visem implementação de projetos nas áreas culturais. É uma instância que trabalha como interlocutora entre a comunidade e os departamentos para favorecer o fomento da área supracitada, além de estudar estratégias e formas de recursos para viabilizar a implementação de projetos de arte e cultura, em consonância com os objetivos da Universidade.

Entre os 29 programas/projetos vinculados a esta coordenadoria em 2017, destaque para o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) que tem como prioridade desenvolver atividades voltadas para a pesquisa, a identificação, a conservação e a divulgação de registros da cultura material e imaterial do Norte de Minas. A educação patrimonial é deste modo, uma de suas principais funções que, por meio de ações voltadas ao público, divulga seus acervos com vistas à ampliação e à qualificação do acesso à cultura e ao patrimônio da região. O MRNM é registrado em quatro importantes instituições para o segmento: Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Ministério da Cultura, Secretaria Estadual da Cultura e o Conselho Internacional de Museus.

Ao longo do ano de 2017,  o MRNM recebeu 12.540 visitantes (um aumento de 24,60% em relação ao ano de 2016).

Fonte: Arquivo da PROEX/Unimontes

 

Destacam-se, ainda, nesta coordenadoria, o projeto de extensão A Gosto da Unimontes, a Companhia de Danças Parafolclóricas Saruê, iniciativa do Curso de Música que expandiu suas atividades e desenvolve ações para crianças e jovens e adultos no campus-sede e fora dele, em quatro opções de cursos (violão, teclado, canto e coral infantil). O projeto abre oportunidades aos jovens de ter acesso à cultura através da música.

Fonte: Arquivo da PROEX/Unimontes

 

Estes programas/projetos proporcionam à comunidade acadêmica e à comunidade em geral uma maior vivência social e cultural. Entre os programas/projetos, destacam-se também o projeto Teatro Universitário, o programa Arte na Escola e as revistas Intercâmbio (PROEX), Fronteiras do Sertão (História), Economia Terceira Margem (Ciências Econômicas), Cerrados (Geografia), Serviço Social em Perspectiva (Serviço Social), Clique (Sistemas de Informação) e Renome (Enfermagem).

A Revista Intercâmbio, classificada com o Qualis B-5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), teve publicada uma edição (Volume 8) no primeiro semestre e duas edições no segundo semestre de 2017 (Volumes 9 e 10). A décima edição é especial, sendo destinada às publicações dos trabalhos desenvolvidos pelos programas e projetos de extensão (ações como cursos, eventos e prestação de serviços). A revista, que a cada ano registra conquistas e novas ações, representa um espaço de divulgação e expansão de conhecimentos múltiplos, através dos quais a comunidade acadêmica fica informada sobre as ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão.

O objetivo da Revista Intercâmbio é estabelecer um diálogo científico com as diferentes áreas do conhecimento, além de proporcionar aos docentes, discentes, técnicos administrativos e demais interessados de todas as instituições de ensino nacionais e internacionais um espaço para ampla divulgação e publicação de trabalhos inéditos.

Coordenadoria de Apoio ao Estudante

Vinculada a Pró-Reitoria de Extensão, a Coordenadoria de Apoio ao Estudante presta assistência aos acadêmicos da Unimontes, acolhendo os novos alunos, por meio do evento Unicalourada. São promovidas atividades de recepção dos calouros para o seu entrosamento e integração. A coordenadoria é responsável por articular e estabelecer ações de intercâmbio entre acadêmicos dos diversos cursos da Unimontes e, também, com outras Instituições de Ensino Superior, para fortalecer a troca de experiências. Promove parcerias com instituições públicas e privadas, objetivando o desenvolvimento econômico, político, social do corpo discente da Unimontes e analisa propostas de estágio extracurricular, observando critérios e visando contemplar os acadêmicos através da prática de estágio com valores, conhecimentos, atitudes e habilidades indispensáveis ao futuro profissional. A coordenadoria estabelece interlocução permanente com os estudantes e suas representações, tais como o DCE, Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos.

Entre os 42 programas/projetos vinculados a esta coordenadoria em 2017, destacam-se as seis empresas juniores: Economontes (Ciências Econômicas), Metrus Jr. (Engenharia Civil), Empresa Júnior de Estudos e Pesquisas Sociais – EJEPS, do curso de Ciências Sociais; Infobits (Sistemas de Informação), Empresa Júnior Unimontes (Administração), Empresa Júnior Ejuminas, do curso de Administração  – Campus  Brasília de Minas.

A instituição conta com 24 Ligas Acadêmicas, ligadas aos cursos de Medicina (17), Odontologia (4) e Enfermagem (3). As Empresas Juniores e as Ligas Acadêmicas são de fundamental importância como espaço  de vivência extracurricular, proporcionam aos acadêmicos oportunidades únicas de colocar em prática as teorias apresentadas nos cursos e poder estender à população os conhecimentos produzidos na academia, sendo capaz de transformar este mesmo conhecimento em objeto de estudos e desenvolvimento social.

O Projeto Unimontes Solidária desenvolveu ações excepcionais em 2017 na comemoração dos seus 15 anos de existência. Foram atendidos 12 municípios com atividades em Coração de Jesus, Ibiaí, Ibiracatu, Itacambira, Mirabela, Montes Claros, Montezuma, Salinas, São João da Ponte, São João do Paraíso, São Romão e Urucuia com 31.166 atendimentos a população.

O atendimento à comunidade teve expressiva participação dos acadêmicos dos cursos do campus sede e dos demais campi, além dos alunos matriculados nos polos de educação a distância.

O projeto envolve os alunos dos diversos cursos da Unimontes, que, supervisionados por professores, visitam os municípios como voluntários, onde realizam as ações solidárias junto à população de baixa renda. Desta forma, os estudantes colocam o conhecimento produzido na sala de aula a serviço da comunidade. São realizadas atividades  nas áreas de educação, saúde, assistência social, meio ambiente, organização social, desenvolvimento sustentável, direito e cidadania, arte, cultura, entretenimento, esporte e lazer, entre outras, de acordo com as demandas específicas dos municípios, com a assistência aos moradores da área urbana e da zona rural.

Fonte: Arquivo da PROEX/Unimontes

 

Na seleção das comunidades para o recebimento das equipes do projeto Unimontes Solidária são dadas prioridades aos municípios que apresentam indicadores econômicos e sociais insatisfatórios, como: Produto Interno Bruto (PIB) per capita baixo e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo – em relação ao restante do Estado. Também são priorizados municípios com índices mais elevados de analfabetismo e de mortalidade infantil.

O projeto Multicampi desenvolve nos Campi atividades comunitárias que impliquem em relações multi, inter ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da instituição e da sociedade local, realizando atividades educativas, pedagógicas, culturais e recreativas, na perspectiva de transformar conhecimento em sabedoria em favor da vida cidadã.

A Unicalourada acolhe e integra os acadêmicos recém-ingressos à comunidade universitária, reinventando o conceito de “trote” e difundindo uma nova forma de recepção ao calouro.  Outra ação importante é o Projeto de Apoio Psicológico e Orientacional – PAPO. Também é destaque o  projeto Balcão de Estágios com 54 convênios, 545 termos de compromissos de estágios e 286 termos aditivos  de  compromissos de estágios assinados em 2017.

Coordenadoria de Extensão Comunitária

Vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, a Coordenadoria de Extensão Comunitária disponibiliza suporte às ações de extensão executadas pelos departamentos e tem por finalidade estabelecer relação de reciprocidade da universidade com o seu meio acadêmico e a sociedade, a fim de colocar o conhecimento que é produzido na universidade a serviço da sociedade. Para tanto, oferece conhecimentos, técnicas sistematizadas e, ao mesmo tempo, recebe informações e demandas que realimentam o ensino e a pesquisa na academia.

Entre os 91 programas e projetos vinculados a esta coordenadoria, destacam-se o projeto Apoio a Realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), o Serviço de Assistência Jurídica Itinerante, que contribui para a formação da cidadania e para a aquisição pessoal de conhecimento da prática jurídica. O programa leva os serviços da justiça até o cidadão visando facilitar o acesso a esse direito. Promove a inclusão social  e  a integração entre a universidade e a comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. São desenvolvidos diversos programas e projetos, principalmente nas áreas de saúde e educação.

Além de outras atribuições, a Coordenadoria de Extensão Comunitária desenvolveu, em 2017, assessoria à Câmara de Extensão na tramitação, análise e encaminhamento de projetos e processos relativos à extensão no âmbito da Unimontes, propondo melhorias e aperfeiçoamento, com a recomendação das mudanças necessárias. Procedeu também o controle e acompanhamento de projetos e programas de extensão. Na prática esta atribuição foi a que mais tempo se empregou na sua execução.

Destaca-se o  trabalho desenvolvido pelos estagiários, possibilitando a distribuição de informações e levantamentos dos resultados alcançados no desenvolvimento dos programas e projetos, obtendo, desta forma, maior eficiência e eficácia. A coordenadoria exerceu outras atividades, oferecendo  suporte permanente a diversos programas e projetos e, em especial, aos núcleos de atividades extensionistas.

A Coordenadoria de Extensão Comunitária tem por finalidade, ainda, programar, coordenar, acompanhar, controlar e avaliar as atividades de extensão universitária, competindo-lhe relacionar-se com outras instituições de ensino superior para o desenvolvimento de ações conjuntas de extensão universitária; articular e gerenciar os projetos de ação contínua, programas e eventos de extensão propostos pelas unidades acadêmicas e demais órgãos da Unimontes, assim como os programas e projetos interinstitucionais oriundos de editais e convênios; promover a captação de recursos necessários ao desenvolvimento da extensão universitária e propor normas disciplinares e acadêmicas para elaboração e tramitação de programas e projetos de extensão.

Outro  destaque foi o desenvolvimento de pesquisa de opinião junto ao corpo discente. Com a participação efetiva da equipe de estagiários da Pró-Reitoria de Extensão, foram aplicados 635 questionários junto aos acadêmicos sobre as atividades de extensão no campus sede da Unimontes. A pesquisa está em fase de desenvolvimento. Os dados encontram-se em análise para aplicação da estatística. Os resultados serão divulgados em artigo especial a ser produzido pelos estagiários em parceria com o corpo docente da Pró-Reitoria de Extensão.

Programas e Projetos de Extensão - 2017

(*) Publicações e/ou outros produtos acadêmicos;

(0) Não entregaram Relatórios ou não desenvolveram ações no período.