Intercâmbio
Intercâmbio

Intercâmbio

O Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Institucional (NIC) promove a excelência na cooperação institucional, a internacionalização e a mobilidade acadêmica da Universidade. Além de abrir novas possibilidades de intercâmbio para professores, pesquisadores e acadêmicos em instituições estrangeiras, a universidade incrementa as atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, por meio da internacionalização.

Apresentação

O Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Institucional (NIC) tem como objetivo promover a excelência na cooperação institucional, internacionalização e na mobilidade acadêmica da Unimontes. Além de abrir novas possibilidades de intercâmbio para professores, pesquisadores e acadêmicos em instituições estrangeiras, a universidade incrementa as atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, por meio da internacionalização.

As atividades são implementadas de acordo com as estratégias da Assessoria de Parcerias Nacionais e Internacionais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). É desenvolvido um trabalho de sensibilização junto à comunidade acadêmica sobre a importância desse processo e seus benefícios, como a expansão do conhecimento,  da pesquisa e da inovação e o acesso às novas tecnologias em sintonia com centros avançados em outros países.

O Núcleo de Intercâmbio concentra suas ações nas seguintes áreas de atuação:

  • Implementação e acompanhamento de acordos, convênios e programas de mobilidade internacionais e nacionais;
  • Formalização de parcerias com instituições estrangeiras;
  • Gerenciamento de programas de intercâmbio acadêmico;
  • Divulgação de oportunidades de intercâmbio internacional junto à comunidade acadêmica.

Acordos de Cooperação Internacional

A Universidade, por meio de convênios internacionais e o apoio de instituições de fomento à educação, oferece para alunos e professores a oportunidade de realizar intercâmbios. O Núcleo de Intercâmbio e Cooperação gerencia convênios com universidades de diversos países, buscando sempre expandir as ações que visem a uma maior internacionalização do âmbito acadêmico. Atualmente, a Unimontes conta com a parceria de 29 instituições estrangeiras, sediadas em 12 países.

Em 2017, foi firmado Acordo de Cooperação com a Universidad Michoacana de San Nicolas de Hidalgo – México.

Programa Inglês sem Fronteiras

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu), em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa Idiomas sem Fronteiras – Inglês  tem como principal objetivo  incentivar o aprendizado da língua inglesa, além de propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do país.

O programa tem como propósito oferecer oportunidades de acesso às universidades de países onde a educação superior é conduzida em sua totalidade ou em parte por meio da língua inglesa. Nesse sentido, as ações também atendem às universidades brasileiras, aumentando o número de professores e alunos estrangeiros em seus campi.

Em 2017, a Unimontes participou do Edital 74, de 03/08/2017, e credenciou-se para atuar como Núcleo de Línguas (NUCLI-ISF) no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (ISF).  No total, 36 acadêmicos  realizaram o Teste Toefl ITP nos cursos presenciais. Foram inscritos 2108 alunos nos Cursos Online do MEO (My English Online).

Desde o início das atividades em 2014, foram ofertadas 1.800 vagas em 30 aplicações, sendo mais de 750 acadêmicos beneficiados na Unimontes. Os testes são gratuitos e podem se inscrever alunos de graduação, mestrandos e doutorandos. Em 2017 foram realizadas três aplicações.

Intercâmbio de Mobilidade Internacional por meio de Acordo de Cooperação

No ano de 2017, oito acadêmicos realizaram intercâmbio internacional em Portugal, sendo cinco dos Cursos de Ciências Econômicas, Letras/Português e Ciências Biológicas na Universidade de Coimbra, em Portugal. Dois acadêmicos na Universidade de Quebec, no Canadá do Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Modelagem Computacional e Sistemas. E um acadêmico do Curso de Ciências Sociais na Universidade Nova de Lisboa-Portugal.

Programa Ciência sem Fronteiras

O Programa Ciências sem Fronteiras  busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e  Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com suas respectivas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do MCTIC;  a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes) – e Secretarias de Ensino Superior (SESu) e de Ensino Tecnológico (Setec), do MEC.

Na Unimontes, desde a criação do programa em 2011, mais de 50 acadêmicos de cursos como Medicina, Odontologia, Engenharia Civil, Ciências Biológicas e Engenharia de Sistemas foram contemplados com bolsas de estudo na modalidade de Graduação Sanduíche, em cerca  de 15 países, como Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, Portugal, Hungria, China, Austrália, Alemanha, entre outros.