A Pró-Reitoria de Pós-graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi criada pelo Decreto 45.536, do Governo de Minas Gerais, Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, de 27 de janeiro de 2011. Antes, suas ações eram parte integrante da Pró-reitoria de Pesquisa.
A pós-graduação na Unimontes estrutura-se em duas modalidades: Lato Sensu (cursos de especialização ou similares direcionados à capacitação profissional ou científica e programas de residências médicas e multiprofissional) e Stricto Sensu (cursos de mestrado e doutorado, direcionados à formação de recursos humanos altamente qualificados, com vistas ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento científico, tecnológico e à inovação).
Entre os objetivos desta Pró-Reitoria estão os de promover a qualificação de recursos humanos por meio de cursos de especialização, de mestrado e de doutorado próprios e/ou por meio de mestrados e doutorados interinstitucionais; promover o intercâmbio técnico e científico da pós-graduação na Unimontes com outras instituições brasileiras ou internacionais, além de viabilizar condições de fomento, sob a forma de bolsas de estudos no Brasil e no exterior para capacitação de recursos humanos qualificados nas diversas áreas de atuação da Unimontes.
Em 2017, a Unimontes atingiu o número de 19 cursos stricto sensu próprios, sendo 16 mestrados e três doutorados. São sete mestrados profissionais: em Biotecnologia, Cuidado Primário da Saúde, Letras- Estudos Linguísticos (ProfLetras), Modelagem Computacional e Sistemas, Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial, Saúde Coletiva e Saúde da Família/Medicina Comunitária e, o mais recente, Mestrado Profissional em Filosofia. A instituição conta com nove mestrados acadêmicos: em Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Desenvolvimento Social, História, Letras (Estudos Literários), Produção Vegetal no Semiárido, Zootecnia e Geografia, Sociedade, Ambiente e Território (em parceria com a UFMG). São oferecidos três doutorados: em Ciências da Saúde, Produção Vegetal no Semiárido e em Ciências Sociais.
Foram iniciadas as atividades acadêmicas do Doutorado Interistitucional em Administração, em parceria com a Universidade de Brasilia (UnB) com recursos financeiros advindos da Fapemig e da Capes/MEC.
Foram consolidadas as turmas de Cursos de Especialização no município de Sete Lagoas (MG), com oferta de quatro cursos, a saber: Filosofia da educação; Educação Matemática; Libras – língua brasileira de Sinais; Alfabetização e letramento, bem como o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu gratuito em Gestão Pública, com 40 vagas destinadas aos servidores de instituições públicas e órgãos estaduais como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde, sob coordenação do Departamento de Administração, e o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu gratuita em Lazer, com 35 vagas para profissionais de diversas áreas do conhecimento, de responsabilidade do Departamento de Educação Física.
Continuidade e renovação de turmas do Curso de Pós-graduação Lato sensu gratuita em Didática e Metodologia do Ensino Superior, com duas turmas em andamento.