Diretoria de desenvolvimento de recursos humanos - DDRH
A Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) é responsável por cuidar, no âmbito da Universidade, dos atos referentes à administração de pessoal e à promoção da qualidade de vida no trabalho. Entre suas atribuições, estão incluídas contratação, implementação de programas de capacitação de pessoal, desenvolvimento, gestão de benefícios e áreas afins, buscando a valorização dos servidores docentes e técnico-administrativos.
Principais eventos realizados
Gestão de pessoas
Relatório CASU/SESEST
Programa Mudança de Hábito & Estilo de Vida
O Programa Mudança de Hábito e Estilo de Vida foi lançado em outubro de 2011, com o objetivo de realizar ações de promoção à saúde e de melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, bem como prevenir doenças, por meio da mudança de hábito e do estilo de vida. A iniciativa é subdividida em cinco ações: Programa Unimontes Acolhe, Programa Antitabagismo, Programa Nutrição e Saúde, Programa Bate Coração, Programa Saúde e Segurança do Trabalhador. Cada programa está sendo desenvolvido de forma independente, mas com ações interativas e articuladas.
Nutrição e saúde
O Projeto Nutrição e Saúde integra o Programa Mudança de Hábito e Estilo de Vida e tem como objetivo realizar intervenção nutricional e ações de educação em saúde, visando a recuperação, a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida dos servidores, bem como a prevenção de doenças por meio da mudança de hábito e do estilo de vida.
Objetivos específicos:
- Avaliar, intervir e acompanhar a evolução nutricional individualizada, no ambulatório de Nutrição Clínica;
- Implantar cardápio com alimentos de baixo valor calórico e de alto valor nutricional, no Restaurante Universitário e no refeitório do Hospital Universitário;
- Incentivar a aplicação dos conceitos sobre alimentação saudável, utilizando alimentos regionais e aproveitando-os de forma integral, durante as práticas de oficinas culinárias;
- Contribuir para reeducação alimentar e mudança comportamental.
Resultados esperados:
Promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, por meio da adoção de hábitos alimentares saudáveis e estilo de vida ativo, bem como a promoção para melhoria da qualidade de vida dos colaboradores da Unimontes.
Antitabagismo
O projeto Antitabagismo integra o Programa Mudança de Hábito e Estilo de Vida e tem como objetivo estimular, junto aos trabalhadores e seus dependentes, a prática de hábitos de vida saudáveis, por meio da interrupção do uso do tabaco e de outras drogas lícitas e ilícitas.
Objetivos específicos:
- Conscientizar os trabalhadores e seus dependentes sobre os malefícios causados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, a começar pelo tabaco;
- Buscar ampliar o acesso físico e econômico dos trabalhadores e dependentes ao tratamento para cessação do vício;
- Promover a interação das diversas especialidades e criar rotinas de atendimentos específicos aos trabalhadores e seus dependentes com relação aos aspectos ambientais, psicossociais, comportamentais e biológicos que possam interferir na cessação dos vícios.
Resultados esperados:
Melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e de seus dependentes, redução de despesas e de doenças decorrentes dos vícios e redução dos custos relacionados à saúde pública.
Bate-coração
A DDRH, em parceria com o Centro Esportivo Universitário (CEU), oferece diversas atividades esportivas para os servidores técnico-administrativos e docentes. Entre as atividades desenvolvidas estão: natação, dança de salão, tênis de campo, hidroginástica, jump, muaythai, caminhada orientada e “aerobahia”.
Saúde e segurança do trabalhador
O Projeto Saúde e Segurança do Trabalhador integra o Programa Mudança de Hábito e Estilo de Vida e tem como objetivo desenvolver ações articuladas de promoção da saúde e prevenção de agravos relacionados à saúde e à segurança no trabalho como forma de valorização do trabalhador da Unimontes.
Objetivos específicos:
- Ampliar o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO – exames médicos periódicos; readaptação do trabalhador; participação em campanhas de controle de doenças, entre outras ações.
- Atualizar o Plano de Prevenção ao Risco Ambiental – PPRA – levantamentos ambientais para concessão ou denegação de adicional de insalubridade e de periculosidade, orientação ao servidor para a postura ergonômica, definição de equipamentos de proteção individual, participação em campanhas de prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.