“Procissão das Almas” acontece em Mariana desde 1850 e vídeo-documentário ajudou a manter a tradição durante a pandemia

O professor Lucas Carvalho, da Universidade Estadual de Montes Claros, é um dos convidados do evento de encerramento do projeto virtual “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, que acontece nesta quinta-feira (8/7), pelo Youtube. A promoção é do Serviço Social do Comércio (SESC), de Ribeirão Preto, que completa 75 anos em 2021. A transmissão será pelo canal https://www.youtube.com/user/sescribeirao.

Ele é um dos autores do projeto vídeo-documentário “Procissão das Almas”, uma pesquisa completa sobre a manifestação cultural e religiosa que acontece desde 1850 na histórica Mariana, uma das cidades de destaque no período do ciclo do ouro em Minas Gerais.

“Procissão das Almas” foi suspensa em 2020 por causa da Pandemia, mas vídeo-documentário manteve a tradição, com o lançamento virtual com base na pesquisa realizada no ano anterior (Foto: Andrea Goldschimdt)

O bate-papo contará com a participação também da professora Hebe Rola, pesquisadora e promotora da cultura marianense e Andrea Goldschmidt, fotógrafa paulista, produtora audiovisual e curadora do projeto. A produtora cultural Vandreza Freiria será a mediadora.

SOBRE

A “Procissão das Almas” acontece a 171 anos, sempre durante a Semana Santa, na noite de Sexta-Feira da Paixão. Nela, os vultos brancos perambulam pelas ruas do centro histórico da cidade durante a madrugada “como almas que rezam por outras almas. Com orações, cantos e trajes, a procissão mistura folclore com religião, fé e lendas”, destacam os realizadores.

“A procissão foi filmada em 2019 e a ideia inicial era usar os arquivos numa produção vídeo-documental que intercalasse imagens do cortejo com entrevistas, uma forma de registro e divulgação do patrimônio”, justifica o pesquisador. Mas, segundo ele, com a chegada da pandemia, a procissão foi suspensa por causa do isolamento social e, por isso, decidiu fazer uma edição apenas com os arquivos.

Professor Lucas Carvalho, do curso de Artes Visuais da Unimontes (Divulgação)

“O horário histórico da procissão, que saí sempre às 0h05 do Sábado de Aleluia foi mantido para o lançamento do vídeo e o resultado é algo mais cru da experiência, que coloca o espectador como se estivesse participando: um alento aos participantes nesse momento em que não podemos aglomerar”.

O professor mestre Lucas Carvalho é docente do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unimontes, na subárea de Teoria da Arte. Além de diversas exposições individuais e coletivas, possui 8 livros publicados, de contos, poemas e quadrinhos.

É criador e coordena o projeto de extensão “Cozinha Gráfica”, que tem o objetivo de democratizar conteúdo sobre arte e cultura popular pela internet. Recentemente, ele lançou o projeto virtual exposição “Catopê Contemporâneo”, referente ao patrimônio imaterial do Congado montes-clarense.

II Open Innovation busca interação entre instituições de pesquisa e empresa
Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade