Trabalho acadêmico premiado no Concurso de Estudantes de Iniciação Científica da Unimontes, dentro da 13° edição do Fórum de Ensino Pesquisa e Extensão da Unimontes(FEPEG), em 2019, acaba de tomar uma forma nova. Fruto de trabalho desenvolvido dentro da Universidade pelo professor Lucas Carvalho, vinculado ao Departamento de Artes/Unimontes, em parceria com o egresso Vinícius Ribeiro, a iniciativa conjunta levou à publicação de um livro de quadrinhos, o Cozinha Gráfica.

O Concurso teve a participação de 242 trabalhos de acadêmicos vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica (Proinic), numa iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, por intermédio da Coordenadoria de Iniciação Científica.

O egresso Vinícius Ribeiro com o certificado ao lado do professor Professor Lucas Carvalho – Foto Divulgação

Vinculada à Iniciação Científica e premiada em 1º lugar na área de Letras, Linguística e Artes, o projeto interinstitucional de pesquisa e produção em artes é conduzido entre Unimontes e a Escola Guignard da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Além da premiação, a publicação consagra a extensa produção artística, uma mo­nografia defendida, oficinas realizadas, trabalhos publicados e apresentados em seminários e even­tos. “Cozinha gráfica” possui 140 páginas e impressão de alta qualidade em cores. As páginas contemplam as tirinhas produzidas entre os anos de 2017 a 2019, história inédita de nove páginas e artigo de produção quadrinística.

O PROJETO

“O projeto embarcou na arte sequencial, braço quadrinístico do Cozinha Gráfica, e começou em 2017 com a participação de Vinicius Ribeiro, então aluno da graduação do curso de Licenciatura em Artes Visuais na Unimontes, que assu­miu a produção dos desenhos, sob minha orientação, dando vida aos roteiros semanalmente”, detalha o professor Lucas Carvalho.

Neste período, lembra o professor, “o processo logo se tornou uma Iniciação Científica, conduzida de modo voluntário, com o nome “Cozinha Gráfica, pesquisa em artes voltada para produção de quadrinhos em coautoria, cujo objetivo foi realizar uma pesquisa em arte continuada, voltada para a produção de quadrinhos, produzindo tiras que alimentem as páginas virtuais do “Cozinha Gráfica”, com estudos e experimentações da linguagem dos quadrinhos em sentido prático/teórico, promovendo uma produção artística coope­rativa entre professor e aluno”, lembra o professor Carvalho.

Inicialmente, o projeto de pesquisa almejava manter a produção continuada de roteiros, com postagens semanais de tirinhas, obser­vando todas as etapas da sua produção. “Além disso, o objetivo é a divulgação da produção artística do curso de Artes Visuais da Unimontes, o entendimento público do valor da pesquisa em artes e ampliação da compreensão da produção e experimentação artística como um método de pesquisa próprio e necessário à matéria da arte, bem como estudar a fundo a linguagem dos quadrinhos, coletando informações sobre os processos de produção de cada tira, organizando as tiras totais em volume a ser publicado”, descreve o professor Lucas Carvalho.

II Open Innovation busca interação entre instituições de pesquisa e empresa
Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade