O movimento “Outubro Rosa” é celebrado anualmente desde os anos 90. Conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, o primeiro ato relacionado à causa aconteceu em 2002. Na Unimontes, outubro tem diversas programações, e, especificamente desde 2005, através do Projeto Vida, de acordo com a professora Claudiana Bauman, coordenadora do projeto, “é celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a prevenção à doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico precoce, tratamento, controle e reabilitação do câncer de mama”.

Em parceria com o Departamento de Educação Física e a Pró-Reitoria de Extensão Comunitária da Unimontes foi criado o Projeto de Extensão Vida, incluindo a atividade física, no dia a dia de mulheres diagnosticadas com câncer de mama e buscando a diminuição do impacto psicológico e físico acarretado pela doença.

Neste ano, acontecerão eventos diversos pelo projeto com programação e participações também junto à Associação Presente. A agenda terá início no dia (20/10) com a abertura oficial Outubro Rosa – Unimontes, às 8h30 em frente ao prédio da Reitoria para o qual todos e todas estão convidados.

O evento contará com a presença do Reitor, professor Antônio Alvimar Souza, falando sobre a importância da campanha, juntamente com a professora Claudiana Donato Bauman, que fará a comunicação sobre o Projeto Rosa – Outubro da Vida. Em seguida haverá um “aulão de dança – Projeto Vida” – atividade interativa voltada à toda a comunidade acadêmica.

Dando sequência à agenda, promovida na Associação Presente, no dia (21/10) ocorrerá o II Workshop de Cuidados Paliativos, intitulado “Há Muita Vida Apesar do Câncer”. As Inscrições já estão abertas. No dia (23/10) ocorrerá a Caminhada e Corrida Rosa, e, o Projeto de Extensão Vida – Unimontes, assistido pela Associação Presente, estará no evento e todas as suas participantes foram presenteadas com um kit próprio para a ocasião, “são provas vivas que tanto a prevenção como o diagnóstico precoce do câncer de mama, salvam vidas”. Dos dias (24/10) a (28/10), será a Semana Rosa, dedicada às pacientes participantes do Projeto de Extensão Vida. Na programação, acontecerão: palestras, atividades interativas, sessão de fotos, atendimentos odontológicos e ações filantrópicas.  O encerramento da programação do outubro Rosa será no dia (29/10) com o evento: Beach Tênis Pink Day, coordenado pela fisioterapeuta Camilla Porto.

Todo esse empenho anualmente dedicado à mulher no mês de outubro é sempre uma iniciativa que salva e transforma vidas.O Projeto tem suas portas abertas durante todo o ano para todas as mulheres na trajetória do tratamento contra o câncer de mama, onde encontram apoio, informação e incentivo. Para fazer parte , a mulher precisa solicitar ao seu oncologista a liberação médica para a realização de exercícios físicos e entrar em contato com o departamento de Educação Física da Unimontes.

II Open Innovation busca interação entre instituições de pesquisa e empresa
Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade