Evento será nesta quarta-feira (30/3), com detalhamento sobre ganhos, despesas e movimentações que servem de base para a Receita Federal

“Tudo que você quer saber sobre o Imposto de Renda 2021/2022”. Este é o tema da mesa redonda que o Núcleo de Ações Sociais e Contábeis/NASC, programa da Universidade Estadual de Montes Claros vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, realiza nesta quarta-feira (30/3). A participação é gratuita a qualquer interessado, com início às 19h30, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), no Bairro Ibituruna. A inscrição é virtual.

Os protocolos de saúde para ambientes fechados serão observados: uso de máscara individual, higienização com álcool em gel e distanciamento de segurança entre as cadeiras.

A organização envolve, também, o Departamento de Ciências Contábeis da Unimontes, e contará com a participação dos professores e pesquisadores integrantes do projeto “Consultoria Contábil e Tributária/CCT”: José Henrique Barbosa de Oliva e Geraldo Alemandro Leite Filho – além dos acadêmicos voluntários Amanda Ferreira Gonçalves, Daniel Luiz da Mata Terra, Luciana Damasceno Fonseca e Samuel Ferreira dos Santos.

O prazo da Receita Federal para a entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física se estenderá até o dia 29 de abril. Neste período, o NASC se propõe, anualmente, a esclarecer todos os pontos para o cumprimento de todos os critérios do IRPF.

ESCLARECIMENTOS

“A Mesa Redonda acontece com a finalidade de esclarecer sobre a temática tributária, e fomentar a autonomia dos contribuintes para a organização dos documentos e situações fáticas de 2021 acerca de seus ganhos, despesas e movimentação patrimonial que servirão de base junto à Receita Federal”, explica a coordenadora geral do NASC, professora Mônica Nascimento e Feitosa.

Segundo ela, é preciso também dar ênfase e conhecimento aos aspectos sociais que o Imposto de Renda proporciona. “Vamos divulgar um aspecto social para quem faz declaração pelo modelo completo: a possibilidade de se fazer a destinação solidária para fundos direcionados às instituições que cuidam de crianças, adolescentes e idosos em nossa cidade”, enfatiza a professora.

O declarante pode formalizar a destinação solidária no próprio documento, através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e o Fundo do Idoso.

AUXÍLIO – O NASC oferece, ainda, circuitos orientativos e consultorias sobre a Destinação Solidária do FIA, por meio do projeto “Práticas Sociais/NASC”. Os trabalhos são conduzidos pelas professoras Maria do Perpétuo Socorro Nassau Araújo e Geny Rodrigues Veloso, com o suporte de acadêmicos voluntários. O agendamento pode ser feito pelo e-mail nasc.contabeis@unimontes.br e pelo telefone (38) 3229-8015.

“Mesa Redonda sobre Imposto de Renda da Pessoa Física 2021/2022”
Promoção: Projeto “Eventos e Capacitação”, do Núcleo de Ações Sociais e Contábeis/NASC Unimontes – “Transformar conhecimento em AÇÃO”.
Data: 30 de março de 2022
Local: Auditório AMAMS
Avenida Major Alexandre Rodrigues, 416 – Bairro Ibituruna
Inscrições: https://doity.com.br/mesa-redonda-do-irpf2022