As crianças internadas no Hospital Universitário Unimontes (HU), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), recebem orientação sobre os cuidados preventivos de saúde bucal. Em caso de necessidade, é feito também o encaminhamento para o tratamento gratuito na clínica odontológica da Unimontes.

A assistência é oferecida por meio do projeto “Promoção, Prevenção e Educação em Saúde Bucal de Crianças Internadas no HU”, desenvolvido dentro da disciplina de Clínica Infantil, do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros. A atividade é coordenada pela professora Milene Aparecida Torres Saar Martins, do Departamento de Odontologia, envolvendo os acadêmicos matriculados a partir do sétimo período do curso.

Professora Milene Martins, do Departamento de Odontologia da Unimontes.

O projeto foi criado há cinco anos. Em média, são atendidas, anualmente, 150 crianças internadas acima de 6 anos.

Conforme explica a professora Milene Martins, a iniciativa visa educar as famílias no que diz respeito à saúde bucal das crianças internadas. A equipe do projeto visita a pediatria e orienta os pais e as crianças quanto às técnicas de escovação, creme dental adequado, uso correto do fio dental e consumo adequado do açúcar – a fim de se evitar exageros e para conscientizar que o açúcar é responsável pelo aparecimento de cáries e outros quadros de saúde bucal.

Professora Milene e acadêmicos de Odontologia, da Unimontes.

Também são feitas visitas lúdicas, levando desenhos relacionados à Odontologia para as crianças colorirem e pequenas peças teatrais com o tema da escovação.

O grupo responsável pelo projeto mantém parceria com a empresa Curaprox, que fornece escovas para todas as crianças internadas no Hospital Universitário.

“O projeto surgiu como uma continuação de uma ação anterior, realizada por meio da mesma disciplina, mas com uma nova constatação de que a maioria das crianças internadas entrava no hospital em situação de urgência. Por conta disso, muitas crianças chegavam sem escova de dentes. A ideia central é orientar, motivar e permitir que as famílias façam a higiene bucal das crianças enquanto elas estão internadas”, relatou a professora Milene Martins.

Encaminhamento para a Clínica Odontológica

Ainda conforme a coordenadora do projeto, caso a família informe sobre a necessidade, após a internação, é feito o encaminhamento da criança para atendimento gratuito na clínica odontológica da Unimontes, no campus-sede.

Por outro lado, ela explica que a demanda de encaminhamento para tratamento no serviço oferecido no campus-sede é pequena, tendo em vista que grande parte das crianças internadas no Hospital Universitário é oriunda de outras cidades do Norte de Minas.

A professora Milene Martins lembra ainda que a clínica odontológica oferece assistência gratuita a todas as crianças da comunidade em geral, tanto de Montes Claros como de outros municípios da região. O atendimento é agendado pelo telefone – 3229 8295/8296.

A Clínica também atende crianças da comunidade em geral. Para isso, basta que a famílias procurem o atendimento através dos telefones 3229-8295 e 3229-8296 e agende conforme a disponibilidade de atendimento.

Atendimento às gestantes

Por meio do curso de Odontologia da Unimontes também é feita orientação às gestantes da Maternidade do Hospital Universitário sobre os cuidados com os bebês sobre os bons hábitos de higiene bucal, alimentação e amamentação, entre outros aspectos. O projeto “Odontologia para Gestantes” é coordenado pela professora Soraya Mameluque Ferreira.

Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade
Divulgadas obras literárias indicadas para o Vestibular próprio e PAES da Unimontes