Nos dias 13 e 14 de junho, o campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros terá uma movimentação especial com a Feira Regional de Economia Popular Solidária, promovida juntamente ao Forró no Campus/2019, com a participação de professores, servidores técnico-administrativos e alunos, bem como seus familiares.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), juntamente com os Fóruns Municipal e Regional de Economia Popular Solidária. A Feira conta com o apoio de parceiros: Fundação Fé e Alegria, Associação Solidária Vencer Juntos (ASVEJ), Associação Artesanal e Social do Norte de Minas (AASONorte) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

Os dois eventos serão realizados no estacionamento em frente à Biblioteca Central “Professor Antônio Jorge”, no campus-sede. A feira de Economia Solidária será promovida nos seguintes horários: no dia 13, de 10 às 22 horas; e no dia 14, de 10 às 20 horas. Os organizadores esperam que o evento não sirva como um espaço de comercialização e troca de experiências, mas, também, possa fomentar a promoção de um encontro de toda comunidade acadêmica.

“Uma maneira de estreitar os laços com o público regional, que é atendido pela universidade”, explica o coordenador da Feira e integrante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), professor Gy Reis Gomes de Brito. Segundo ele, o público poderá degustar comidas típicas da região, bem como adquirir peças de artesanato e medicamentos naturais, uma maneira de fomentar o empreendedorismo, a economia e a agricultura familiar. “O nosso objetivo principal é incentivar a geração de emprego e renda”, destaca.

Os coordenadores trabalham com a possibilidade de a Feira contar com cerca de 40 representantes de cooperativas, associações e empreendimentos do segmento popular solidário. Está prevista a participação de empreendedores de Montes Claros e de mais dois municípios do Norte de Minas: Claro dos Poções e Mirabela (comunidades de Muquém e de Riachão).

ANIMAÇÃO COM BANDAS

Durante a Feira de Economia Popular Solidária, às 19h30, o campus universitário terá muita animação, em clima de congraçamento com o Forró no Campus, no dia 13 de junho, que chega à 18ª edição, com a participação dos professores, servidores técnico-administrativos, alunos e seus familiares. Além da animação de bandas, a festa contará com apresentação do Grupo de Danças Saruê, da Unimontes.

Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos
Professores e servidores da Unimontes foram agraciados com a Medalha da inconfidência em Ouro Preto
Unimontes participa da inauguração do Centro Cooperativo Heli Penido em Montes Claros