Universidade também é parceira da campanha Leão Solidário

A equipe do Programa de Extensão Núcleo de Ações Sociais e Contábeis (NASC), vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e à Pró-Reitoria de Extensão, realiza consultoria presencial gratuita, auxiliando a comunidade acadêmica no preenchimento da Declaração Anual do Imposto do Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2023.  O prazo para a entrega da declaração vai até 31 de maio.

Equipe do NASC Unimontes durante as orientações para o projeto – Foto: NASC

A prestação de serviço é gratuita, voltada exclusivamente para professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da Unimontes e seus familiares.  A consultoria será oferecida até o dia 3 de maio, na sala do NASC, no segundo andar do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no horário das 17h30 às 20h30, no prédio 1 do campus-sede.

O Programa de Extensão Núcleo de Ações Sociais e Contábeis tem a coordenação geral da professora Mônica Nascimento e Feitosa. A ação extensionista é desenvolvida por intermédio de dois projetos do Departamento de Ciências Contábeis: Consultoria Contábil e Tributária (NASC/CCT) e Práticas Sociais (NASC/PS).

Por meio do Projeto NASC/CCT, também será realizada consultorias em eventuais dúvidas de qualquer contribuinte da comunidade em geral, através do agendamento, pelos telefones (38)3229-8015 e 3229-8317 ou pelo e-mail institucional: projeto.cct@unimontes.br.

A ação de extensão do NASC/CCT envolverá 20 acadêmicos voluntários do curso de Ciências Contábeis/Unimontes coordenado pelo contador, advogado e professor Izael Oliveira Santos e com apoio das professoras orientadoras Regina Fróes e Joyce Lima, que são e contadoras tributaristas.

Estimulo às doações

Concomitantemente, o Projeto Práticas Sociais (NASC/PS) realizará divulgação e orientação para incentivar os contribuintes a realizarem, na Declaração do IRPF, doações financeiras dedutíveis destinadas ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e Fundo dos Direitos do Idoso (FDI). O NASC/PS atua em parceria com entidades assistenciais, com a Delegacia da Receita Federal do Brasil representada pelo auditor Andrey Soares e com o Coletivo Sociedade Civil Organizada (Coletivo SCO) representado pelo contador Edenilson Durães, todos somando esforços na campanha do “Leão Solidário”.

Segundo as professoras Socorro Nassau e Zaide Ribas do NASC/PS “a doação é possível quando é utilizado o ‘Modelo Completo da DIRPF’, em qualquer situação de Imposto a pagar ou Imposto a restituir, sendo essencial a divulgação e conscientização, visto que, em 2023, o potencial arrecadatório de doações em Montes Claros era de aproximadamente18 milhões e foi arrecadado somente 1,6 milhões para os fundos”.

Orientação no preenchimento DIRPF 2024

Públivo-alvo: comunidade acadêmica Unimontes (professores, servidores, acadêmicos e seus familiares)

Período: Até 03/05/2024 – 17h30 às 20h30

Local: NASC – CCSA/Prédio 01 – 2º andar – Sala 209B – Campus-sede (Montes Claros)

Consultorias e dúvidas da comunidade em geral: agendamentos via e-mail projeto.cct@unimontes.br ou telefones (38) 3229-8015 e 3229-8317.

Acompanhe os canais NASC no Instagram:

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária