O Sicoob Credinor inaugurou nesta quinta-feira (18/04), o Centro Cooperativo Heli Penido, que reúne a Agência Matriz, o Centro Administrativo e a Fundação Credinor em um espaço unificado. O pró-reitor de Pós-graduação da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Marlon Cristian Toledo Pereira esteve presente no evento representando o reitor em exercício da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha e falou sobre a importância dessa homenagem e da parceria com a universidade.

“A homenagem a Heli Penido na inauguração do Centro Cooperativo Sicoob Credinor é um justo reconhecimento à sua contribuição ímpar para o desenvolvimento do cooperativismo no Norte de Minas, e além. Essa iniciativa ressalta a importância de líderes visionários como ele, cujo legado se estende não só regionalmente, mas também nacionalmente. A conexão do Sicoob com a Unimontes reforça o compromisso com a educação e o desenvolvimento socioeconômico da região, mostrando como parcerias estratégicas podem impulsionar ainda mais o crescimento sustentável”, ressaltou o pró-reitor.

Heli Penido junto do pró-reitor de pós-graduação da Unimontes, Marlon Toledo – Foto: Ascom Unimontes

A cerimônia de inauguração contou apresentação artística da Orquestra Mineira de Viola e com a presença do diretor-presidente nacional do Banco Sicoob, Marco Aurélio Almada; do presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinor, Dario Colares; do prefeito de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto; do deputado estadual Gil Pereira; além de lideranças governamentais, cooperativistas e entidades de classe ligadas à indústria, comércio e agronegócio; cooperados e imprensa.

Para a criação do Centro Cooperativo, a agência matriz passou por uma reforma completa a fim de oferecer um ambiente mais moderno, tecnológico e inclusivo aos associados. Valorizando espaços de convivência e interação, foi realizada uma modernização abrangente das áreas de gerenciamento e atendimento.

A fachada da agência matriz exibe a obra “Heli Penido: O Semeador do Cooperativismo”, do artista montes-clarense Márcio Leite. Uma obra que homenageia a essência do cooperativismo, incorporando elementos regionais que destacam a cultura e as tradições de Montes Claros, o empreendedorismo e o meio rural. Em uma exposição permanente, há também obras de Felicidade Patrocínio, Jacqueline Pimenta e outros importantes artistas regionais.

Heli Penido falou sobre a emoção de receber esta homenagem. “Dizer que esta homenagem representa uma grande satisfação para mim ainda é pouco. O meu sentimento é de gratidão, pois a Credinor significou muito na minha vida. Foi um momento em que pude aplicar os conhecimentos aprendidos na minha jornada no sistema bancário, e em uma instituição com propósitos bem mais valiosos do que aqueles dos bancos tradicionais”.

Sobre Heli Penido

Heli Penido, patrono do Sicoob Credinor e da edificação foi presidente da cooperativa de crédito por 25 anos, além de ter presidido o Sicoob Central Crediminas, em Belo Horizonte, e foi um dos principais responsáveis pela fundação do então Banco Cooperativo do Brasil – Bancoob, hoje nomeado “Banco Sicoob”, estrutura sediada em Brasília/DF que permite a mais de 400 cooperativas de crédito em todos os estados do Brasil uma estrutura estratégica e operacional adequada para a realização de negócios e a tecnologia que possibilita o atendimento aos 8 milhões de cooperados em todo o país.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros