Os serviços de segurança recebem atenção especial na Universidade Estadual de Montes Claros, com objetivo de assegurar a tranquilidade da comunidade acadêmica e a proteção do patrimônio publico. Foram adquiridas pela Unimontes 268 câmeras de segurança, instaladas no campus-sede e em outras unidades da instituição. Os investimentos na vigilância eletrônica somam R$ 800 mil.

Conforme explica o gerente de Patrimônio e Segurança, da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, Delson Mendes Vieira, a instalação dos equipamentos, iniciada em 2017, está na fase final. A grande maioria das câmeras (229) atende ao Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, reforçando a vigilância no interior dos prédios e em áreas externas – de estacionamento, circulação e convivência.

Além dos prédios dos Centros de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), de Ciências Humanas (CCH), de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) e de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), as câmeras de segurança foram implantadas nos demais edifícios do campus-sede, contemplado portarias, Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, laboratórios, quadras poliesportivas, Laboratório do Exercício e demais unidades do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício (CEU).

O campus-sede da Unimontes já recebeu também uma câmera com monitoramento em tempo real semelhante à do sistema “olho vivo”, utilizado pela Polícia Militar. O monitoramento permanente é feito por dois funcionários da universidade que foram treinados para a função.

A melhoria da vigilância eletrônica se estende às outras unidades da Universidade em Montes Claros, entre as quais o Museu Regional do Norte de Minas (MNM) – funciona no antigo Casarão da Fafil – e o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT); e o Centro de Pesquisa e Documentação Regional (Cepedor), sediado na Rua ngelo de Quadros, no Bairro São José.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
Unimontes compra mais 11.241 livros para suas bibliotecas