Os homenageados junto do reitor em exercício da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha – Foto: Alex Sezko

Neste domingo (2104), Dia de Tiradentes, foi realizada em Ouro Preto, a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, presidida pelo governador Romeu Zema. A comenda foi conferida a pessoas de diferentes segmentos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Estado e do Brasil. A cerimônia contou com a participação do reitor em exercício da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Dalton Caldeira Rocha, e quatro representantes da instituição foram homenageados.

Receberam a Medalha da Inconfidência: a professora Maristela Cardoso da Mata, docente do curso de Artes/Música da Unimontes; o professor aposentado e ex-pró-reitor de extensão Itagiba de Castro Filho; o servidor Saulo Aquino Alves, enfermeiro do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU – Unimontes); e a servidora Orlinda Rodrigues Pereira, lotada no prédio da Reitoria.

Também foi agraciado com a comenda o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Carlos Alberto Arruda de Oliveira, por indicação do reitor Wagner de Paulo Santiago.

“A Unimontes se orgulha de fazer parte desse momento tão especial na vida de todos nós.  Quero cumprimentar a todos os homenageados que receberam a Medalha da Inconfidência, uma honraria muito importante do Estado de Minas Gerais e que simboliza o compromisso do Governo do Estado e de todos os cidadãos com a democracia e a liberdade”, afirmou o reitor em exercício, professor Dalton Caldeira Rocha.

O reitor em exercicio Dalton Caldeira e o presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda – Foto: Alex Sezko

A Medalha

A entrega da Medalha da Inconfidência foi instituída em 1952, pelo governador Juscelino Kubitscheck.  A honraria ocorre tradicionalmente todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII.

A data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade. Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes