O filme escolhido é “Narradores de Javé”, que conta a história de um lugarejo ameaçado pela construção de uma hidrelétrica, de forma bem-humorada

Nesta quarta-feira (24/04), às 19 horas, será realizada no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), a primeira sessão do Projeto Cine Museu – Cinema Comentado Cine Clube, apresentando a obra “Narradores de Javé” dirigida Eliane Caffé, com entrada gratuita. O projeto tem a proposta de oferecer produções que abordam temas e assuntos diversificados dialogando com os vários aspectos da cultura e do conhecimento.

As exibições de filmes serão realizadas na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19 horas, gratuitamente, na sede do Museu Regional, que é vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O museu fica localizado na Rua Coronel Celestino 75, Corredor Cultural, no Centro de Montes Claros.

O diretor do Museu Regional, o professor Georgino Jorge de Souza Neto, explica que “o projeto CineMuseu visa ampliar e estreitar os laços com a comunidade, oportunizando o acesso a produções cinematográficas fora do eixo comercial, notadamente filmes com estéticas visuais ricas e multifacetadas”.

A iniciativa resulta de parceria com o Projeto Cinema Comentado Cineclube, idealizado e coordenado pelo professor Elpidio Rocha. Ele também é palestrante e debatedor do cineclube.

O professor Elpídio Rocha ressalta a importância do Cinema Comentado no sentido de “levar ao público outros espaços para a exibição de filmes que podem ser trabalhados como instrumentos de aprendizado e de democratização do conhecimento”. Além disso, destaca-se a valorização e difusão do cinema brasileiro junto aos espectadores”.

“Narradores de Javé” – a história de um vilarejo ameaçado

Na trama “Narradores de Javé”, um pequeno vilarejo do interior está ameaçado com a construção de uma hidrelétrica, que vai inundar a localidade. Para evitar a tragédia, os moradores decidem preparar um documento, relatando os fatos heróicos e históricos da comunidade. Como a maioria é analfabeta, o carteiro Antônio Biá precisa ser convencido a escrever as narrativas. Aí, começa a confusão e uma série de acontecimentos engraçados envolvendo todos os habitantes de Javé.

De acordo com o crítico Pablo Villaça, do site Cinema em Cena, a diretora cria um “filme fluido, sempre divertido e inventivo” no qual se destaca a figura do amalucado e irreverente Antonio Biá. Além disso, a conclusão do longa é apropriadamente irônica e eficaz”, sintetiza Villaça.

“Narradores de Javé” é um filme de qualidade técnica e de conteúdo bem estruturado com as ideias que apresenta e desenvolve num tom engraçado e envolvente; uma produção para todas as idades (crianças, jovens e adultos) que conquista a plateia e leva o público numa jornada de aprendizado rico e bem-humorado.

Museu Regional do Norte de Minas (MRNM Unimontes) – Foto: Ascom Unimontes

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro