Investimentos restantes são da ordem de R$ 250 mil, necessários para aquisição de mobiliário e de equipamentos de informática e topografia

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está implantando o Centro de Pesquisa em Geotecnologia Aplicada ao Semiárido (CEPGEO) no campus em Janaúba, Norte de Minas. O laboratório de geoprocessamento permitirá o desenvolvimento de uma série de estudos pela comunidade acadêmica e a prestação de serviços aos produtores rurais da região. A liberação de mais recursos para agilizar as obras do laboratório foi discutida nesse sábado (1º/5), durante visita do senador Carlos Viana (PSD-MG) ao município.

Primeira parte dos recursos permitiu o investimento na estrutura física (Foto: Departamento de Engenharia)

A construção do laboratório foi iniciada com recursos da ordem de R$ 250 mil, inseridos no Orçamento da União (Ministério da Economia) pelo senador Carlos Viana, e contempla a primeira etapa do empreendimento com área construída de 120,22 metros quadrados. Já foram executados cerca de 40% dos serviços.

Nesta visita mais recente ao Norte de Minas,. Carlos Viana participou de uma reunião com uma comissão da Unimontes liderada pelo reitor Antonio Alvimar Souza; e que contou com as presenças do deputado estadual Arlen Santiago (PTB), e do prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, entre outras autoridades e convidados. O encontro foi realizado no Hotel Gorutuba Park.

Além do reitor, a comissão da Unimontes tem como integrantes os pró-reitores de Planejamento Gestão e Finanças (professor Aloysio Afonso Rocha Vieira) e de Pesquisa (professora Clarice Diniz Alvarenga Corsato), além dos professores Willer Fagundes de Oliveira (coordenador do projeto do CEPGEO, Gevaldo Barbosa de Oliveira (coordenador do Campus de Janaúba) e Mauro Koji Kobayashi (chefe do Departamento de Ciências Agrárias). O assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga Lima, também esteve presente.

CONTINUIDADE

Na oportunidade, a Unimontes formalizou a apresentação do pleito ao senador Carlos Viana para que possa desenvolver ações que garantam, a liberação de mais recursos no valor de R$ 250 mil, montante necessário para o término do laboratório (segunda etapa). O custo total está estimado em R$ 500 mil.

O professor Willer Fagundes de Oliveira fez uma apresentação do projeto e destacou que o novo aporte financeiro será aplicado na estrutura mobiliária, rede de computadores e equipamentos de topografia.

Ao assegurar os esforços pessoais para viabilizar a verba necessária à conclusão do centro de pesquisas, o senador Carlos Viana ressaltou a importância do apoio às instituições de ensino e de pesquisa. “Quando você ajuda a uma universidade na construção de um laboratório deste porte, você está gerando riqueza. Eu tenho muito carinho por esta área”, enfatizou o senador.

Comissão da Unimontes se reuniu com o senador Carlos Viana para estabelecer acordo no pleito dos recursos restantes para a conclusão do CEPGEO Unimontes, em Janaúba

“Manifesto a minha admiração pelo trabalho dos profissionais do ensino público. A melhor forma de distribuir riquezas e diminuir desigualdades chama-se ensinar, fazer com que a pessoa possa adquirir e gerar conhecimento”, afirmou Viana, que integra a Comissão de Educação do Senado.

Atividades do laboratório de geoprocessamento

De acordo com o professor Willer Fagundes, o laboratório do Centro de Pesquisa em Geotecnologia Aplicada ao Semiárido será de fundamental importância para a capacitação dos acadêmicos dos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia e dos Programas de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido (Mestrado e Doutorado) e Zootecnia (PPGZ), que a Unimontes ministra naquele campus. Também servirá para sediar as atividades do curso de graduação de Engenharia Florestal (ainda a ser implantado).

Ele salienta que o espaço científico atenderá à classe produtora regional. “Será possível capacitar os produtores rurais, por meio dos projetos de extensão, com treinamento aplicado em aquisição de dados espaciais e processamento digital de imagens de satélites e drones, e trabalhos relacionados à regularização fundiárias, entre outras ações”, assegura.

Além disso, destaca Willer Fagundes, toda a estrutura do laboratório, incluindo instrumentos, acessórios e softwares, poderá ser utilizada em projetos de pesquisa e de extensão dos professores do Departamento de Ciências Agrárias da Unimontes. Ele lembra que o projeto de implantação do laboratório tem como parceiros o Sindicato Rural de Janaúba, a Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), a Prefeitura Municipal de Janaúba e a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas (Agro-NM).

A relevância do Centro de Pesquisa também é enaltecida pelo coordenador do Campus Janaúba, professor Gevaldo Barbosa de Oliveira. “Para o Campus, o investimento é de suma importância, uma vez que teremos mais um Laboratório onde poderemos oferecer a melhor formação para os alunos e melhores condições de trabalho para os professores. Além disso, poderemos prestar serviços para toda comunidade atendida pela Unimontes”, avalia.

Perspectiva do Laboratório (Departamento de Engenharia/Unimontes)

Unimontes anuncia ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário
FAPEMIG lança chamada para fortalecimento e consolidação da pesquisa na UEMG e Unimontes
Projeto “Convivências Itinerantes” promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no Hospital Universitário