Em destaque a atuação das mulheres que criaram a graduação

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, na noite de sexta-feira (2/05), sessão especial em homenagem ao Curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) pela comemoração dos seus 60 anos de existência. A cerimônia contou com a participação do reitor em exercício da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, juntamente com o deputado federal Patrus Ananias, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (que integrou o corpo docente do curso), além de vereadores, outras autoridades e convidados.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Estiveram presentes o chefe de Departamento de Geociências da Unimontes, professor Luiz Ricardo Fernandes da Costa; a coordenadora do curso de Geografia, professora Márcia Versiane Gusmão Fagundes, juntamente com outros docentes, acadêmicos e servidores técnico-administrativos. Presidida pelo vereador Wilton Dias, a sessão especial foi proposta pela vereadora Iara Pimentel, professora e egressa do curso de Geografia da Unimontes.

“Por intermédio da proposição essa sessão especial da Câmara, prestar uma homenagem aos professores do curso de Geografia da Unimontes, aos acadêmicos e ao nosso Departamento de Geociências. Faço um agradecimento especial às professoras homenageadas nessa noite, que foram responsáveis pela minha formação e pelo que sou hoje na vida pública”, declarou a vereadora Iara Pimentel.

O reitor em exercício da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, cumprimentou os professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos do Departamento de Geociências da Universidade pelo êxito alcançado na graduação. Ele enalteceu a atuação das mulheres que foram pioneiras do curso na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), unidade da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na Unimontes.

“Como egresso do curso de Direito, me lembro da luta das faculdades daquela época para a implantação e a manutenção do ensino superior na região. Quero aqui reconhecer e reverenciar a ousadia de um grupo de mulheres as ‘Meninas da Fafil’”, para criar o curso de Geografia em Montes Claros, quando somente as capitais contavam com cursos superiores”, disse.

“É com base o desafio e na ousadia daquelas professoras que a atual gestão superior da tem mirado, não somente para enfrentar os desafios aqui propostos, mas também para projetar a Universidade para os seus próximos 60 anos. A Unimontes é uma instituição, na qual tecnologia impacta de sobremaneira a educação e todos os aspectos da vida social”, completou o professor Dalton Caldeira Rocha.

A presidente da Comissão Comemorativa dos 60 anos do curso de Geografia, professora Priscila Caires Santana, ressaltou a importância das mulheres na criação do curso. “Essa história só foi possível graças a pioneiras, como a professora Maria Dalva Dias de Paula (in memoriam) e a professora Maria Florinda Pires Ramos, aqui presente. Mulheres aguerridas a frente de sua geração, que, através de um sonho de trazer o ensino superior para o Norte de Minas, fundaram o curso de Geografia na Unimontes”.

Ela lembrou, também, que o curso de Geografia da Unimontes tem se destacado, ao longo de suas seis décadas de existência, pela expressiva contribuição na formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho, com habilitação para atuarem no ensino fundamental e no ensino médio, com a finalidade de promover o saber científico aplicado. Além disso, tem atuado com base numa proposta acadêmica científica que atenda às necessidades da sociedade, na qual se insere e objetiva sempre atender o processo de renovação decorrente das dinâmicas do mundo contemporâneo.

Docentes Homenageados

Durante a sessão solene da Câmara Municipal, foram prestadas homenagens a pioneiras e professoras que contribuíram para o bom desempenho do curso de Geografia: Maria Dalva Dias de Paula (in memorian); Maria Florinda Pires Ramos, Maria Aparecida Costa Malta, Marina de Fátima Brandão Carneiro, Maria José Narciso Gomes (aposentadas) e Anete Marília Pereira (que acaba de entrar em processo de aposentadoria). Também foi homenageado o ex-reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, atual presidente do Hospital Aroldo Tourinho (Fundação Hospitalar Montes Claros).

O deputado federal Patrus Ananias, a vereadora Iara Pimentel junto do reitor em exercício da Unimontes, Dalton Caldeira – Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Histórico do Curso

O Curso de Geografia -Licenciatura Plena – começou a funcionar em 1964, na antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (Fafil), unidade da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.

Durante todo o seu percurso ao longo dos anos, o curso de Geografia passou por alterações curriculares, mas manteve o seu objetivo inicial: habilitar professores para atuarem no ensino básico em escolas públicas e privadas de Montes Claros e região. Os profissionais graduados em Geografia contribuem para o desenvolvimento humano, colaborando para a melhoria das condições dos cidadãos, especialmente, numa região cada vez mais exigente de ações em prol de melhor qualidade de vida e de um desenvolvimento sustentável.

Desde a sua implantação do curso de Geografia, em 1964, a Unimontes já diplomou mais de 1 mil profissionais na área. É importante ressaltar ainda que os egressos de Geografia da Unimontes, na maioria, permanecem na região, dedicando às atividades de ensino, em escolas das redes pública e privada, nos níveis Fundamental e Médio, e também atuado em instituições ligadas às áreas ambiental e de planejamento.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia