Na programação, palestras, minicursos e oficinas

Na próxima quarta-feira (5/05), começa 2ª Semana da Matemática (Semat) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Por causa do distanciamento social, medida preventiva contra a transmissão do Novo Coronavírus, o evento terá formato virtual. As atividades prosseguem até sexta-feira (7/05).
A iniciativa é do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes, com apoio da Coordenação Didática do Curso de Matemática. Envolve também o Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania (NAP), o Projeto de Apoio à Matemática (PAM) e o projeto Tecnologias e Atividades Matemáticas Aplicadas às Escolas Públicas (Tamaep).
Estão previstos minicursos, palestras e oficinas, entre outras atividades, voltadas para professores e acadêmicos do curso de Matemática e demais interessados.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/semanadamatematica/

Palestras de abertura e minicursos

A palestra de abertura do evento, na quarta-feira, às 17 horas, terá como tema “O conceito e a definição em educação matemática numa perspectiva dialética – Experiências investigativas”. O palestrante será o professor João Bosco Laudares.

De acordo com os organizadores, o objetivo é estabelecer uma discussão sobre as estratégias de aprendizagem com fundamentação teórica em quatro temáticas: conceito, definição, procedimentos e resolução de problemas. No contexto da educação matemática, ocorrerá o debate sobre o aprender/ensinar a partir do conceito e definição. Como experiências investigativas, haverá apresentação de produções da área, especialmente, dos produtos criados no âmbito do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica ( PUC Minas), alguns convertidos em obras bibliográficas.

No mesmo dia, às 19 hora, estará em discussão o tema “Superfícies Mínimas no Espaço Euclidiano 3-Dimensional”. Abordagem será feita pelo professor Ezequiel Rodrigues Barbosa, tendo como mediador o professor Rosivaldo Antônio Gonçalves.

Durante a 2ª Semana da Matemática da Unimontes sepa ministrado o minicurso “Cadeias de Markov”, nos 5 e 7 de maio (9 ás 11 horas), tendo como responsável o professor Nilson Luz Castelúcio Brito. No dia 5,das 13 as 15 horas, haverá o minicurso “Números figurados pitagóricos e o ensino de sequências no ensino médio”. O minicurso será ministrado pelo professor Sebastião Alves de Souza.

Serviço:

2ª Semana da Matemática (Semat)
Quando: 5 a 7 de maio de 2021
Como se inscrever: pelo link https://www.even3.com.br/semanadamatematica/

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente