Evasão nas universidades também será discutida

Promover o debate e a reflexão sobre a fraude em trabalhos acadêmicos e pesquisas científicas. Este é um dos principais objetivos do evento em formato virtual que acontece no período de 20 a 22 de outubro. A evasão nas universidades também será discutida no simpósio, que terá acesso gratuito.
As inscrições estão abertas, podendo serem feitas por meio do link.

A abertura do simpósio, no dia 20 de outubro, às 13 horas, contará com a participação da professora Orlene Veloso Dias, do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Ela vai proferir palestra sobre o tema “A influência do ambiente no comportamento ético do estudante”.

No mesmo dia, das 15 às 17 horas, será promovida a “oficina de elaboração de pesquisa científica em ciências exatas e da terra”. Na oficina, os estudantes de ciências exatas e da terra aprenderão, de maneira dinâmica e lúdica, os conceitos-chave para elaboração de uma pesquisa científica.

Os organizadores do simpósio de integridade lembram que estudo realizado pelo Centro Internacional para Integridade Acadêmica (ICAI) em 2020 demonstrou que nos Estados Unidos, 32% dos estudantes de graduação já trapacearam alguma vez em um exame. 2% conseguem que outras pessoas fazerem seus trabalhos e 15% cometem plágio. Diante desses dados, considerados alarmantes, são cada vez mais são intensificados os estudos e debates a respeito do tema.

No Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) definiu que este era um problema que merecia atenção desde 2011. No entanto, as ações das universidades ou da sociedade na ação de combate ao problema ainda é insipiente. Por outro lado, estudiosos apontam que este é um problema complexo, que envolve alunos, professores, instituição e ambiente.

“Espera-se que os participantes, ao fim do simpósio, comecem a refletir sobre a fraude em trabalhos acadêmicos e pesquisas científicas e tenham mais autonomia para assumir responsabilidades frente a estas atividades”, destaca a organização do evento.
No dia 21, às 18 horas, estará em debate o tema “A fraude acadêmica e o código de conduta na universidade: a responsabilidade da formação ética”. A questão será abordada pela professora Maria Thereza Carolina.

“Fraude acadêmica: uma análise ético legislativa” será o tema em discussão no dia 22, às 9 horas, com abordagem pelo professor François Silva Ramos. Às 11 horas, será discutido o tema “Desafio do ensino de metodologia da pesquisa científica no Brasil”, com palestra do professor Gustavo Souza.

A programação terá continuidade às 14 horas, com a palestra “Implicações legais do plágio em trabalhos acadêmicos”, pela professora Luciana Gomes Marques Galvão. Às 15 horas, será proferida a palestra “Evasão de estudantes universitários em tempos de pandemia: principais obstáculos a serem enfrentados”. O tema será abordado pela professora Renata Cristina Nunes.

Serviço:
1º simpósio de Integridade Acadêmica
Quando: período de 20 a 22 de outubro
Como assistir, pelo link: https://www.even3.com.br/integridadeacademica/

II Open Innovation busca interação entre instituições de pesquisa e empresa
Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade
Divulgadas obras literárias indicadas para o Vestibular próprio e PAES da Unimontes
Unimontes anuncia ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário