Objetivo é revitalização das áreas externas, refletindo na melhoria do visual e na humanização do ambiente

A humanização em um hospital não se restringe apenas no acolhimento e no tratamento dos pacientes. Também se estende ao visual do ambiente. Com essa consideração, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HU – Unimontes), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, teve um momento marcante nesta quinta-feira (25/04): foi realizada a assinatura da ordem de serviço para implantação do projeto de paisagismo do hospital., que, com a intervenção, ganhará uma nova fachada. As obras,  orçadas em R$ 272,7 mil, deverão ser concluídas até agosto próximo.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço, realizada no auditório do hospital, foi presidida pelo reitor em exercício da Unimontes, professor

Dalton Caldeira Rocha. Participaram o superintendente do HU – Unimontes, Iuri Simões Mota, juntamente com os diretores da unidade – Denise  Oliveira Lima (Administrativa), Suelen dos Santos Ferreira (Enfermagem) e Henrique Andrade Barbosa (Desenvolvimento Acadêmico),  além de autoridades,  professores e servidores técnico-administrativos e convidados.

O reitor em exercício enfatizou o esforço conjunto dos servidores para a concretização das obras que não apenas revitalizarão, mas também humanizarão o atendimento hospitalar. “O paisagismo vai representar um impacto visual. Acho que nesse sentido a gente pensa na qualidade do atendimento e também na condição de nos sentirmos em um ambiente que nos acolhe, um ambiente que nos faz bem. Isso faz parte, é importante, tanto a questão das nossas relações, mas também do espaço que temos”, afirmou o professor Dalton Caldeira Rocha.

“O compromisso com a humanização não é apenas uma declaração de intenções, mas sim uma realidade concreta que permeia todas as esferas de atuação do Hospital Universitário da Unimontes”, assegurou o reitor em exercício. “A ordem de serviço do paisagismo marca mais um passo significativo nessa jornada contínua em direção a um atendimento de saúde cada vez mais humano e integral”, completou.

“Este é um momento de muita alegria para todos. Acho que é extremamente importante anunciarmos coisas boas e que vão trazer melhorias do ambiente para nossos colaboradores e pacientes, beneficiando toda sociedade. As melhorias estão sendo possíveis, graças à toda equipe do hospital”, enfatizou o superintendente do HU Unimontes, Iuri Simões Mota.

Parte da nova fachada principal do Hospital Universitário da Unimontes com a subestação de tratamento (Avenida Cula Mangabeira)
Parte da futura fachada principal do Hospital Universitário (Avenida Cula Mangabeira)

O Projeto de paisagismo e da nova fachada do Hospital Universitário

O Hospital Universitário Clemente de Faria – HU Unimontes, oferece atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É um hospital-escola vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros.

Com o novo projeto de paisagismo, áreas externas do hospital, que compreendem de jardins, passeios e áreas de circulação de pacientes, serão revitalizadas com investimento em novas formações e espécies vegetais.

O gerente de Engenharia e Infraestrutura do HU Unimontes, Guilherme Camilo Santos, fez a apresentação do projeto.  “Todas as reformas e melhorias visam adequar o espaço do hospital quanto à segurança e qualidade de atendimento ao paciente. O paisagismo do Hospital Universitário trata-se de uma intervenção tanto urbanística quanto arquitetônica”, destacou.

Ele acrescentou ainda que além da reforma das fachadas, os serviços relacionados à restauração, recomposição e reforma dos pisos de áreas livres internas do hospital seguirão as orientações constantes em projeto executivo de jardinagem e paisagismo, solário para adultos, solário infantil e solário DDA (área de convivência para acadêmicos).

Fachada do Hospital Universitário da Unimontes na rua Primeiro Centenário (fundo)

Visita às instalações do HU Unimontes

Após a solenidade, o professor Dalton Caldeira Rocha visitou as novas instalações do setor de fisioterapia e outras áreas do HU Unimontes, juntamente com o superintendente Iuri Simões. “As novas estruturas simbolizam um avanço tangível na qualidade dos serviços oferecidos e também refletem o compromisso contínuo da instituição em promover o bem-estar e a recuperação dos pacientes”, afirmou o superintendente.

Projeto “Convivências Itinerantes” promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no Hospital Universitário
Curso de Geografia da Unimontes comemora 60 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal
HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)