Com investimentos históricos no valor de R$ 71 milhões em 2021, a Unimontes reforça o canal de diálogo com o Governo do Estado de Minas Gerais em busca de novos avanços, investimentos e melhorias da infraestrutura. Numa série de reuniões em Belo Horizonte, na terça-feira (26/04), na Cidade Administrativa, o reitor, professor Antonio Alvimar Souza, acompanhado da Vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, ampliou o diálogo com o Governo do Estado e reforçou demandas da instituição.

Em audiência com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no Palácio Tiradentes, o reitor fez um balanço das ações da universidade ao longo dos anos, e apresentou a necessidade de ampliar o atendimento às demandas reprimidas por décadas. O reitor enfatizou que, na atual gestão, foram registrados avanços significativos, e que esse canal permanente de comunicação tem permitido o planejamento de novos investimentos e a ampliação das perspectivas de melhorias na Universidade.

O governador destacou a importância da Unimontes nos cenários estadual e nacional e reforçou o compromisso de investir mais, por conhecer a importância da instituição no desenvolvimento do Estado. Apenas lamentou as limitações financeiras do estado.

Nomeação dos concursados

O reitor ainda cumpriu agenda de trabalhos com vários secretários. A necessidade de nomeação dos concursados e a importância da incorporação de benefícios aos salários foram temas tratados em encontro com o secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF), Gustavo de Oliveira Barbosa. O secretário fez uma análise do cenário econômico do estado e ressaltou o comportamento da gestão da Universidade de manter diálogo constante com o Governo de Minas. Segundo ele, as articulações têm gerado o atendimento gradativo das demandas da Unimontes, conforme as condições financeiras do Estado avançam.

Parcerias com os órgãos e empresas do Estado

Com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Fernando Passálio de Avelar, o reitor tratou de parcerias com os órgãos e empresas do Estado e da iniciativa privada para ampliar a prestação de serviços nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. A ideia é gerar inovação e produtos que beneficiem a população. A articulação com a SEDE pode gerar convênios e oportunidades para professores, servidores e acadêmicos da Unimontes, tendo a inovação e a prestação de serviços como prioridades.

A agenda na Cidade Administrativa incluiu, ainda, contatos com o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Oswaldo de Souza Marques; a secretária-adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria; com o secretário-geral de Minas, Marcel Dornas Beghini; com a subsecretária de Estado de Ensino Superior, Augusta Isabel Junqueira Fagundes, e com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão. Ficou acertado, ainda, uma reunião, nas próximas semanas, com  presidente da Fapemig para tratar de questões da Unimontes.

INVESTIMENTOS – Somente em 2021, a Unimontes investiu R$ 71,6 milhões de recursos estaduais, sendo R$ 36,7 milhões em equipamentos hospitalares, odontológicos e de laboratórios; R$ 16,3 milhões em execução de obras por contrato de bens patrimoniais; R$ 7,2 milhões em equipamentos de Tecnologia da Informação; R$ 2,2 milhões em mobiliário e R$ 1,8 milhão em softwares. Já o orçamento da instituição foi de R$ 434,4 milhões, sendo R$ 413,4 milhões de recursos do Tesouro do Estado, R$ 5,9 milhões de recursos federais e R$ 15 milhões de recursos municipais.

Mais fotos da agenda de trabalhos em Belo Horizonte (Fotos: Alex Sezko)

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG