Ciclo de debates, oficinas e ações para o desenvolvimento urbano. Este é o objetivo central do projeto de extensão “Encontros Citadinos”, da Universidade Estadual de Montes Claros, que realiza seu primeiro evento oficial nesta terça-feira (22/2). Será no formato virtual, com transmissão aberta pelo YouTube, a partir das 16h30, pelo canal Núcleo Citadino Unimontes.

A palestra debaterá o tema “Desenvolvimento Urbano: algumas reflexões teóricas”, e tem como convidada a professora Anete Marília Pereira, do Departamento de Geociências e mestrado/doutorado em Desenvolvimento Social e mestrado em Geografia, e mediação do professor Giancarlo Marques Carraro Machado, do Departamento de Política e Ciências Sociais e do mestrado/doutorado em Desenvolvimento Social.

O projeto foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), da Unimontes, em dezembro último, e está vinculado ao Departamento de Educação Física e do Desporto – com a colaboração de cursos e departamentos de outros centros de ensino da Universidade – e da própria Coordenadoria de Extensão Comunitária, da Pró-Reitoria de Extensão (PREx). A coordenação é dos professores Isabela Veloso Lopes Versiani e Jiulliano Carlos Mendes Lopes.

No entanto, o trabalho começou antes. Segundo os coordenadores, a ideia inicial surgiu em 2020, na interação entre grupo de pesquisa Citadino e o Núcleo Interdisciplinar em Temáticas Urbanas, com articulações com pesquisadores e professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social- PPGDS/Unimontes.

O ponto de partida dos “Encontros Citadinos” é: discutir a intervenção no espaço público como forma de contribuir com o Desenvolvimento Urbano e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida nas cidades na região, em especial, o Norte de Minas.

“O Projeto “Encontros Citadinos” busca potencializar o papel da Universidade na compreensão de diferentes problemáticas envolvidas nas questões urbanas no contexto local/regional”, analisam os coordenadores, ao destacarem “a pluralidade na relação entre ensino, pesquisa e extensão como forma de contribuir para o desenvolvimento de processos transformadores entre a Universidade e a sociedade”.

Palestra: “Desenvolvimento Urbano: algumas reflexões teóricas”
Dia: 22 de fevereiro
Horário: 16h30
Convidada: professora doutora. Anete Marília Pereira – Departamento de Geociências e mestrado/doutorado em Desenvolvimento Social e mestrado em Geografia