Trabalhos iniciam nesta quinta-feira (24/6), em seminário virtual com pesquisadora da USP Silvana de Souza Nascimento

Novo projeto multitemático da Universidade Estadual de Montes Claros voltado para a análise e discussão dos pontos mais problemáticos vividos pelos habitantes das cidades norte-mineiras, o Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas – Núcleo Citadino – será apresentado oficialmente, nesta quinta-feira (24/6), com o seminário virtual: “A cidade no corpo: diálogos entre corpografia e etnografia”. As atividades acontecem a partir das 19 horas, em parceria com o (In)Serto – Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero.

O evento traz como convidada a professora doutora Silvana de Souza Nascimento, numa abordagem sobre corpo, gênero e cidade. Ela é docente e pesquisadora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP), onde também coordena o Núcleo de Antropologia Urbana e do Coletivo Cóccix – Estudos do Corpo e da Cidade.

A participação é gratuita, mas os interessados precisam se inscrever pelo endereço www.bit.ly/citadino. Haverá entrega de certificado de duas horas (“modalidade ensino”). A transmissão será pelo Canal do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes (PPGDS), no Youtube – http://bit.do/ppgdsTV.

SOBRE O NÚCLEO

Criado em 2020, o Núcleo Citadino é vinculado ao PPGDS, com a proposta de ampliação dos estudos desenvolvidos na disciplina “Direito à cidade: perspectivas interdisciplinares”.

Entre os principais objetivos está o incentivo e a ampliação de discussões, reuniões regulares, pesquisas e estudos com acadêmicos, mestrandos, doutorandos, professores e profissionais convidados “na problematização das mais diversas formas de citadinidade que transcorrem nas cidades situadas na área de abrangência da Unimontes”, em especial no Norte de Minas.

“A citadinidade está basicamente relacionada à maneira como as pessoas constroem a cidade, não só do ponto de vista físico propriamente dito, mas também como vivenciam e como se incorporam a ela e de que forma o planejamento acontece”, destacam os pesquisadores.

A coordenação do núcleo é do professor doutor Giancarlo Machado (Departamento de Política e Ciências Sociais) e conta com a parceria dos professores mestres Isabela Veloso Lopes Versiani (Departamento de Educação Física e do Desporto), Marcelo Brito (Departamento de Direito Público Substantivo e coordenador institucional do Núcleo (In)Serto) e Mariana Fernandes Teixeira (Centro Universitário UNIFIPMOC), todos também doutorandos do PPGDS/Unimontes.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros