Demanda será analisada junto aos departamentos para identificar vacâncias e viabilidade de novos certames

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolve um trabalho específico para o levantamento do quantitativo de vagas em seu quadro docente, visando a realização de concursos públicos pela instituição. As atividades são desempenhadas por uma comissão especial permanente, instituída por meio de portaria, assinada pelo reitor professor Antonio Alvimar Souza.

A comissão é presidida pela vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, e tem como objetivo “promover o prosseguimento e o acompanhamento de concursos públicos destinados ao provimento de cargos das carreiras de professor de educação superior, do quadro de pessoal da Unimontes”.

A comissão conta com a representação da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes), professora Christine Martins de Matos; e com a participação do diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da universidade, Irineu Ribeiro Lopes. Também integram a equipe a professora Helena Amália Papa (pró-reitora de Ensino), professor Aloysio Afonso Rocha Vieira (pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças), André Vinicius Chamone Cangussu (secretário-geral), Vinicius Rodrigues Pimenta (procurador da Unimontes) e o professor Claudionor Barros.

DIAGNÓSTICO

A professora Ilva Ruas de Abreu explica que a comissão realiza os seus trabalhos junto aos 27 departamentos da universidade, com o propósito de levantar as demandas e as necessidades de pessoal docente. “O nosso objetivo é fazer o diagnóstico da vacância em cada departamento, seja por falecimento, desligamento e aposentadoria de professores”, destaca.

A partir das informações obtidas, completa a vice-reitora, “a comissão encaminhará a demanda à gestão superior da Universidade, para solicitar ao Governo do Estado a autorização para a realização de novo concurso público”.

Ela ressalta, ainda, que a proposta da comissão é atuar em sintonia com os departamentos, visando promover os concursos públicos menores e menos complexos. “A Universidade tem as normas gerais para a realização dos concursos públicos, mas compete aos departamentos executar os trabalhos de organização dos referidos certames”, observa a vice-reitora da Unimontes.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente