A preservação das veredas, localizadas em unidades de conservação do Norte de Minas Gerais, é tema de projeto especial desenvolvido pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Botânica Aplicada (PPGBot), da Unimontes. Trata-se do Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD Veredas), coordenado pela professora Yule Ferreia Nunes, do Departamento de Biologia Geral.

A coordenação do PELD Veredas tem monitorado variáveis hídricas, mudanças na flora e seus processos ecológicos, em sistemas de veredas da região que estão sofrendo um processo de secamento. As veredas são fitofisionomias do Cerrado, associadas à presença do Buriti (Mauritia flexuosa), em áreas de exsudação (termo usado para designar o fenômeno migratório da água existente na composição para a superfície deste material) do lençol freático, onde o regime de água é o principal determinante do desenvolvimento da vegetação.

Na Fase I do PELD, foram registradas novas ocorrências na flora do estado e da região. Foi possível avaliar o impacto do secamento, como mudanças na estrutura da vegetação e na identidade da flora, modificação no padrão fenológico reprodutivo da flora, com alterações nas estratégias reprodutivas das espécies que estão sob o estresse hídrico. Foram feitas avaliações integradas (anatomia, fisiologia, histoquímica, ultraestrutural) para descrever estratégias tolerantes à escassez hídrica da palmeira chave do ecossistema de veredas, o Buriti.

EFEITO DE SECAMENTO

Os dados indicam o efeito do secamento, com mudanças drásticas do sistema estudado. Com o rebaixamento do lençol freático, estes sistemas se tornaram mais suscetível ao fogo, que em comunidades turfosas, como as veredas, potencializa a liberação do carbono e maximiza as modificações climáticas. Além disso, o secamento das veredas pode ser um precursor ambiental de doenças transmitidas por vetores silvestres. Pandemias mais recentes são de origem zoonótica e, muitas vezes, são respostas às mudanças induzidas pela ação humana.

Avaliando esse cenário, a Fase II do PELD VEREDAS “Efeitos Sobre a Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Saúde Única” tem como diferencial a abordagem de saúde única, considerada o padrão mundial para combater ameaças zoonóticas.

Equipe do PELD Veredas (foto: Divulgação)

As atividades do PELD VEREDAS promovem avanço cientifico e significativo impacto social na formação de recursos humanos na região, com a participação de professores, alunos de graduação e de Programas de Pós-graduação.

Ações de ensino e extensão são desenvolvidas e difundidas entre professores e educadores das redes públicas da região de atuação do sítio e para a população em geral. Entre as ações desenvolvidas destacam a produção de materiais didáticos, práticas e métodos educacionais e atividades de alfabetização cientifica e popularização da ciência, meios que possibilitem a divulgação do conhecimento gerado pelo projeto de forma mais didática.

DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA

Na área da pesquisa, a difusão da Ciência, além da publicação dos resultados em periódicos, acontece com a participação em eventos regionais e nacionais. Um deles foi o 71° Congresso Nacional de Botânica, em formato online, realizado no período de 27de junho a 2 de julho deste ano.

A divulgação dos trabalhos do projeto também acontece de forma digital, através da nossa participação e atuação nas redes sociais e no site do PELD Veredas

(http://www.posgraduacao.unimontes.br/ppgbot/peld/).  O PELD VERE está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada da Unimontes e é coordenado pela professora Yule Roberta Ferreira Nunes do Departamento de Biologia Geral.

II Open Innovation busca interação entre instituições de pesquisa e empresa
Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade