Foi aberto na última sexta-feira (1º/4) e prossegue até 10 de abril,  o Festival Literário do Autor Montes-clarense (FLAM). As atividades acontecem no Centro Cultural Hermes de Paula. A  promoção é da Academia Montesclarense de Letras (AML).

Haverá lançamentos de 22 livros, performances teatrais, contação de histórias, rodas de conversa, palestras, oficinas e cursos de escrita criativa. A programação também envolve representantes da Unimontes, à qual pertence a presidente da Academia Montesclarense de Letras, a escritora e docente do departamento de Comunicação e Letras, Ivana Ferrante Rebello e Almeida.

A universidade participa da programação de oficinas criativas, que visam a integração do público, o despertar de leitores e o aprimoramento de escritores, em especial àqueles que desejam mais informações para se sentirem seguros na hora de publicar. O festival homenageia o premiado ilustrador Marcelo Lelis, natural de Montes Claros e radicado em Belo Horizonte, onde atua no jornal Estado de Minas.

A terceira Oficina Criativa do FLAM, marcada para esta quarta-feira (6/4), das 17h às 10h),  terá como tema “Fios Literários – do texto à imagem, da imagem ao texto”. Serão abordadas  leituras do livro ilustrado, refletindo sobre a forma como palavras e imagens se articulam, formando o tecido do texto.

Uma das proponentes da oficina é a professora doutora  Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, do Departamento de Comunicação e Letras e do Grupo de Estudos Literários (GEL) da Unimontes.  As outras proponentes são os professores mestres Rodolfo Athayde de Morais e Elisângela Mesquita Silva, da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros.

Na quinta-feira (7/4), das 14h às 16h, acontecerá a quarta Oficina Criativa,que terá como tema “Todos podem ser poetas”. A abordagem será feita em palestra a ser proferida pelo escritor Danilo Barcelos Correa, professor de Teoria da Literatura e que integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras/Estudos Literários da Unimontes.

A palestra tem o objetivo  de apresentar técnicas e rotinas de escrita para formar aqueles que têm interesse em trabalhar com o poético, fazendo com que a atividade de escrita se torne um hábito. A proposta do professor Danilo Barcelos Correa é mostrar que qualquer pessoa pode ser escritor, com escolhas estéticas e técnicas para se manter em constante atividade. Ele pretende ainda despertar no autor a motivação para escrever, saindo da dupla clichê: uma paixão avassaladora ou de uma dor violenta, que costumam motivar a ida ao verso.

II Open Innovation busca interação entre instituições de pesquisa e empresa
Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade