Participantes falam sobre os resultados alcançados no último ciclo, em meio às adaptações pela pandemia; um dos vídeos alcançou quase 50 mil visualizações

A maior interação entre o ensino básico com o conhecimento produzido e compartilhado pelos acadêmicos da Unimontes, motivada pela criatividade e pelas novas tecnologias. Este foi um dos diferenciais apresentados no encerramento de mais um ciclo do subprojeto em Geografia-Cartografia, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual de Montes Claros.

Por causa do período de distanciamento social, diante do cenário de pandemia da COVID-19 nos últimos dois anos, instrumentos como as mídias sociais foram inseridas às atividades “pibidianas” dos 24 acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia nas escolas parceiras no subprojeto.

O cronograma foi finalizado em 31 de março, após 18 meses de vigência das bolsas, financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O conteúdo foi aplicado junto aos alunos do ensino fundamental e médio de três escolas estaduais de Montes Claros: Eloy Pereira (Vila Guilhermina), Levi Durães Peres (Bairro Santa Lúcia) e Francisco Peres (Bairro São Geraldo II).

“Dentro do cenário nos últimos dois anos e do que propõe o PIBID, foi preciso associar as teorias às práticas dos instrumentos de ensino-aprendizagem on-line. Neste aspecto, importante valorizar a criatividade dos acadêmicos e dos professores e supervisores das escolas parceiras que receberam as nossas atividades”, resume o professor Cássio Alexandre Silva, do Departamento de Geociências e do mestrado em Geografia da Unimontes, que atuou como coordenador do subprojeto.

TEMAS

Os conteúdos foram publicados em mídias sociais como o YouTube e o Instagram (www.instagram.com/pibidgeouni/) para o acesso dos estudantes do ensino fundamental e médio. Os vídeos e imagens abordaram temas e técnicas como gráficos, colagens, aplicação de cores, demografia, conservação da água, mapeamentos e diversas representações orientações.

Uma das técnicas que se tornou das mais populares junto aos estudantes foi a prática do origami, arte milenar japonesa de dobraduras em papel, que foi aplicada para as videoaulas e oficinas sobre orientação espacial. A postagem que ensina como fazer a Rosa dos Ventos alcançou mais de 47 mil visualizações.

“Ao ser um dos pibidianos no subprojeto, pude desenvolver ainda mais minha criatividade, até porque sempre me senti à vontade em encarar a tecnologia. Entendi, definitivamente, que temos na ciência geográfica o grande poder de representação. Tenho orgulho do meu trabalho, da minha contribuição, da conquista e do conhecimento adquirido, assim como gratidão por estar nessa história”, explica o acadêmico Gustavo Henrique Rodrigues Borges, que integrou o projeto 2 e foi o autor do vídeo sobre a “Dobradura da Rosa dos Ventos” – (link https://is.gd/pibidgeo_rosadosventos).

“Este material foi uma prova de como pude entregar minha visão criativa da cartografia aos alunos, avalizado pelas orientações do coordenador e das supervisoras. No início, me preocupei em saber definir a melhor linguagem para a compreensão e entendimento dos alunos. No resultado final, percebi que toda a composição para o vídeo, entre o uso de legendas, o cenário simplificado, o vocabulário usual e o passo a passo foram importantes diferenciais para este alcance”, completa.

PRODUÇÃO COLETIVA

Importante destacar que as práticas online foram adaptadas aos conteúdos, metodologias e didáticas no ensino básico, com foco especialmente nas representações espaciais que a Cartografia propõe. Cada escola recebeu um grupo de oito bolsistas, mas o planejamento foi conjunto, com a participação de todos os 24 acadêmicos com as respectivas supervisoras Joyce Nayara Wanderley Correia (Eloy Pereira), Maria Eugênia Félix Rodrigues (Levi Durães Peres) e Karine Siqueira Camilo Silva (Francisco Peres). Assim, o atendimento foi simultâneo nas três escolas.

“Por causa das consequências da pandemia, a adaptação foi gradativa, superando desafios e reinventando os métodos de ensino-aprendizagem para o ensino remoto. Até então, o contato presencial era indispensável, e com a criatividade de todos, cumprimos uma verdadeira missão de levar os conteúdos até o aluno”, acrescenta a professora Maria Eugênia, supervisora das atividades do PIBID na Escola Levi Durães.

Dentre as dificuldades, completa, “foi a superação das dificuldades de vários alunos com o acesso aos recursos tecnológicos”, contando com a parceria, inclusive, dos familiares na cessão de telefones celulares e computadores para o acompanhamento das aulas.

Ela destaca, ainda, a dedicação das supervisoras em preparar os acadêmicos para o cumprimento das práticas propostas no PIBID, aproximando-os à realidade que encontrarão quando profissionais graduados. “Um dos diferenciais foi, justamente, planejar com os universitários cada uma das oficinas que disponibilizadas para os nossos alunos, assim como as aulas e as videochamadas. Tivemos um retorno muito bom, com um alcance dentro do esperado junto aos estudantes do ensino básico”.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos