Se você, professor, acadêmico, têm uma ideia interessante que resolve um problema e gera resultados práticos, bem como impactos positivos para o desenvolvimento do Norte de Minas, esse edital é para você. Estão abertas as inscrições para o Desafio Vuei Norte de Minas, que quer identificar projetos que estimulem o empreendedorismo e a inovação, a partir de projetos de acadêmicos e professores, de todas as Instituições de Ensino da região.

As inscrições, que são gratuitas, tiveram início no dia 14 de maio e seguem até o dia 23/5. A previsão é que o resultado da primeira etapa seja divulgado entre os dias 24 a 26/5. A segunda etapa prevê encontro das equipes, já no dia 28/5, de 17h às 19h. A divulgação do resultado da segunda etapa está prevista para até 31/5. A terceira etapa (Banca Final) acontece no dia 11/6, de 17h às 19h. As inscrições só ocorrerão por meio do preenchimento do formulário pelo link.

Na terceira etapa, os candidatos selecionados deverão apresentar a proposta de projeto, de forma presencial, para uma Banca Avaliadora, em horário e local a ser informado em tempo oportuno. O evento contará com as devidas medidas de segurança atendidas.

O QUE É O VUEI

O projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) executada pela Diretoria de Indústria Criativa e Formação Empreendedora (DICE).

O objetivo é apoiar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Minas Gerais, promover a aproximação entre o mercado e a academia, estimular a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia dentro das IES, além disso, despertar o protagonismo, a autonomia e a proatividade de alunos da graduação e pós-graduação

No Norte de Minas participam da iniciativa o Centro Universitário FUNORTE e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), organizadoras do Desafio VUEI na região. Também apoiam a realização do Desafio VUEI o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte Minas (Fundetec) e Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

“Este edital pretende despertar o interesse da comunidade acadêmica Norte mineira para o empreendedorismo, dando visibilidade àqueles estudos que possam gerar soluções a problemas sociais, empresariais, etc. Enfim, projetos que tenham um olhar para além da produção científica e que, muitas vezes, ficam restritos ao ambiente universitário. Além de divulgar estes trabalhos, também estamos preocupados em qualificar os membros da equipe. Por isso, os vencedores terão a oportunidade de receber curso na área de gestão, do nosso parceiro Sebrae”, destaca a Diretora Executiva da Incubadora de Empresa de Base Tecnológica (Inemontes) e coordenadora de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza.

PROPOSTA

Os projetos devem oferecer soluções para problemas ou demandas seja por meio da geração de produtos, processos ou mesmo serviços. As áreas foco deste edital são: Biotecnologia, Agropecuária, Saúde e TI & Engenharias. Caso o projeto não se enquadre nas áreas citadas, poderá participar na categoria “outros temas”.

Poderão participar acadêmicos e professores de todas as IES e Técnico, do Norte de Minas. As equipes devem contar com, no mínimo, 2 (dois) integrantes e, no máximo, 5 (cinco). Obrigatoriamente, deverão contar com, no mínimo, um aluno devidamente matriculado e cursando alguma graduação, tecnólogo ou pós-graduação em uma Instituição. Ainda conforme o edital, “os projetos, obrigatoriamente, devem informar a área em que são relacionados: Biotecnologia; Agropecuária; Saúde; TI e Engenharias e Outros temas (que não se enquadrem nos anteriores)”.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos