Será publicada na noite desta quarta-feira (19), via Google Meet, a obra, em formato de e-book, “Ação reflexiva no ensino de português”, livro pelas professoras Maria da Penha Brandim de Lima e Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, ambas da área de linguística, vinculadas ao Departamento de Comunicação e Letras e do Profletras da Universidade Estadual de Montes Claros.

Além das autoras, a obra conta com a participação de oito professores das seguintes instituições: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e Fauldade de São Vicente (UNIBR), além de 10 mestres egressos do Programa de Mestrado Profissional em Letras – (Profletras).

Organizadoras do livro

O lançamento do livro, por meio de videoconferência, será às 19h e terá a participação da professora Vanda Maria da Silva Elias (UNIFESP). A obra está acessível para download meio do link. O acesso para a sala virtual do lançamento está disponível em https://meet.google.com/btk-zzat-jkq

Há algum tempo, ensinar português era uma tarefa bastante simples: associavam-se lições de gramática, poética e retórica em exercícios repetitivos e maçantes. Pouco se pensava sobre o para que, o porquê e o como desse ensino. Com o passar do tempo, com o advento de teorias enunciativas, pragmáticas e discursivas, alguns postulados tornaram os objetivos do ensino de língua materna na escola mais claros e ao mesmo tempo mais complexos: ensina-se português na escola para se ampliar a competência linguístico-discursiva e aumentar as formas de participação social dos sujeitos, incentivando a autonomia intelectual e a emancipação social. Isso levou à constatação de que é o funcionamento da linguagem, materializado em textos diversos, que precisa estar em evidência nas aulas de português, não as regras subjacentes à estrutura/descrição da língua padrão ou aos modelos canônicos de expressão literária, pelo fato de tais saberes serem absolutamente insuficientes perante os objetivos propostos.

(As organizadoras)

Lançamento de livro

Link: https://meet.google.com/btk-zzat-jkq

Livro: Acesse pelo link