Livro traz uma série de registros captados em laboratórios e propõe o auxílio nas aulas práticas dos cursos de Saúde

Neste mês, a Editora Unimontes apresenta para a comunidade acadêmica o “Atlas de Histologia Essencial”. Idealizado pelo professor Ricardo Rodrigues Bacchi, com autoria também do professor Humberto Gabriel Rodrigues, a publicação que se apresenta como “um facilitador no processo de ensino-aprendizagem sobre o estudo das células e tecidos”, especialmente nas práticas laboratoriais dos cursos da área de saúde da própria instituição e de outras universidades e faculdades brasileiras.

O livro é o produto final do projeto “Arquivo de Morfologia Microscópica Histologia/Histopatologia”, institucionalizado em 2019 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx/Unimontes). A consulta é gratuita pelo site da Editora, pelo link http://bit.do/atlas-histologia.

Um diferencial na organização e produção da obra foi o trabalho colaborativo entre os pesquisadores dos Departamentos de Biologia Geral e de Fisiopatologia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), e que contou com a participação direta de bolsistas de Iniciação Científica dos cursos de graduação.

“Foi uma participação coletiva, com empenho de todos os envolvidos em cada uma das etapas, desde a concepção até a coleta de dados, pesquisa e redação”, explica Ricardo Bacchi, que é professor do Departamento de Biologia Geral e um dos pesquisadores responsáveis pelo Laboratório-Arquivo de Morfologia Microscópica na Unimontes.

PARA CONSULTA

Professor Ricardo Bacchi

Em diferentes planos de corte e aumento, o Atlas traz uma série de registros fotomicrográficos, que foram coletados em microscópios específicos de luz para estruturas básicas histológicas. “Entendemos que o banco de imagens será muito importante para o acompanhamento das aulas de Morfologia Microscópica, por exemplo”, completa Bacchi.

Ainda de acordo com o pesquisador, as amostras foram coletadas nas práticas desenvolvidas nos laboratórios da Unimontes, mas houve, também, a parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. “Recebemos como colaboração, ainda, as lâminas do Laboratório de Patologia do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes) e do Laboratório de Apoio Didático, do Departamento de Morfologia da UFMG”, acrescenta o autor.

Professor Humberto Rodrigues

Graduado em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pelo Centro Universitária Barão de Mauá/SP, o professor Ricardo Bacchi é mestre em Avaliação das Atividades Físicas e Desportivas pela UTAD/Portugal e doutorando em Ciências da Saúde pela Unimontes. Responde pela disciplina de Histologia nos cursos vinculados ao CCBS. O professor Humberto Gabriel Rodrigues é graduado em Ciências Biológicas pela Unimontes, com mestrado em Genética e Bioquímica (UFU) e doutorado em Ciências da Saúde pela UnB. Atua as áreas de Bioquímica e Morfologia (Histologia, Embriologia e Fisiologia Humana).

“Atlas de Histologia Essencial”
e-book lançado pela Editora Unimontes
Autores: professores Ricardo Rodrigues Bacchi e Humberto Gabriel Rodrigues
Acesso e consulta gratuitos: http://www.editora.unimontes.br/index.php/e-book/ebook-livros/item/165-atlas-de-histologia-essencial