Vigência inicial será por mais de 180 dias e será determinante para a manutenção dos serviços mais complexos no HUCF

O Governo de Minas Gerais garantiu à Universidade Estadual de Montes Claros a manutenção de 193 contratos temporários no âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria. A decisão foi comunicada oficialmente pelo secretário-geral do Estado, Mateus Simões, em ofício ao reitor Antonio Alvimar Souza, ao final da manhã desta terça-feira (28/12).

A validade será por um período inicial de 180 dias, a partir do próximo dia 31 de dezembro, quando terminará a vigência do decreto de calamidade pública pela pandemia do Novo Coronavírus. No entanto, conforme exigência do Governo, a renovação dos contratos é para permitir a continuidade da assistência médico-hospitalar relacionada aos efeitos da pandemia da Covid-19.

Após parecer favorável, a decisão de manter os contratos temporários para a Unimontes foi aprovada pelo Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), órgão responsável pelas questões relacionadas a gastos com pessoal, suporte financeiro e de impacto orçamentário em Minas Gerais.

Como justificativa, a Reitoria apresentou ao Estado dados que evidenciam a importância da renovação desses contratos para garantir o funcionamento dos serviços essenciais e a manutenção da qualidade no serviço de saúde da comunidade local e regional.

Ainda no pedido, foram consideradas as áreas da terapia intensiva, referência no atendimento dos casos mais complexos como maternidade e pediatria, e que foi ampliado neste período de pandemia do Novo Coronavírus.

Hospital é referência para os casos de Covid-19 desde o início da pandemia, além de casos mais complexos nas áreas da Maternidade e da Pediatria (Fotos: Arquivo Ascom HUCF/Unimontes)

ATENDIMENTO

O reitor Antonio Alvimar Souza destacou, uma vez mais, a atenção dispensada pela equipe do Governo de Minas em mais um pleito apresentado pela gestão.

Além do secretário Mateus Simões, fez um agradecimento especial à equipe de Governo que tratou da questão diretamente com a Unimontes: secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel (da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão/Seplag), o subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Rodrigo Amaral de Assunção, e o diretor central de Controle e Operações Financeiras (DCCOF), Felipe Afonso Costa.

“A equipe do Estado foi extremamente atenciosa e entendeu a necessidade da situação ao ouvir as demandas apresentadas pela Unimontes e nos orientar a Universidade sobre os procedimentos formais para encaminhar a demanda”, acrescentou o reitor.

Com a decisão do Estado, a superintendente do HUCF/Unimontes, Príscilla Izabella de Menezes, explica que a unidade manterá os 193 servidores temporários em várias áreas assistenciais. “São profissionais que prestam a assistência e a atenção direta aos usuários e pacientes acometidos pela Covid-19, como enfermeiros, técnicos em Enfermagem, farmacêuticos, técnicos de Farmácia, técnicos de laboratórios, biomédicos e técnicos de Radiologia, entre outros”.

O Hospital da Unimontes é referência para o Ministério de Saúde e para a Secretaria de Estado de Saúde no atendimento dos casos de Covid-19. “A manutenção da estrutura é determinante para preservar a qualidade do atendimento à comunidade, levando-se em conta que o HUCF é o único 100% gratuito para uma grande parcela do Estado”, conclui a superintendente.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos