Falecida em 2021, vítima da COVID-19, egressa da Unimontes Ramony Pereira foi co-autora de estudos financiados pela Fapemig sobre o lazer no ambiente urbano do Norte de Minas

A produção científica da pesquisadora Ramony Pereira Batista, egressa dos cursos de graduação em Geografia e do mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros, surgem como legados para os estudos sobre o ambiente urbano e o planejamento regional. Falecida em abril do ano passado, aos 33 anos, vítima da COVID-19, entre seus vários estudos, ela desenvolveu entre 2018-2021 a pesquisa “A dinâmica de Produção de Espaços públicos de cidades do Norte-Mineiro”, cujos resultados vem sendo publicados em periódicos brasileiros. A co-autoria é do professor doutor Carlos Alexandre Bortolo, do Departamento de Geociências e do próprio PPGEO, e que está como pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da Unimontes.

Ramony Pereira (in memoriam), em homenagem póstuma do Departamento de Geociências

Com vigência de quatro anos, esta pesquisa será concluída em 2022, sob financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) por meio do edital de Demanda Universal. Os recursos são da ordem de R$ 35 mil para aplicação em bolsas de estudos, diárias, equipamentos, insumos, dentre outros itens. Além de Montes Claros, o campo de trabalho alcançou algumas das maiores cidades da região, como Pirapora e Janaúba.

“O propósito de nossa pesquisa é evidenciar a importância dos espaços públicos como determinantes na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas. A importância das praças e igrejas, por exemplo, como ambientes para encontros, lazer e manifestações culturais. Os registros iconográficos, as análises e os indicativos produzidos até aqui poderão ser aplicados às políticas públicas sociais urbanas”, detalha Bortolo.

“ENSINAR A PESCAR”

“Na essência do seu trabalho, o que o pesquisador pensa em suas produções é deixar legados, ensinar, sugerir, “ensinar a pescar” ao invés de dar o peixe. Este é um dos exemplos que a professora Ramony nos deixou. É preciso enaltecer a sua participação nesta pesquisa e nos estudos anteriores que desenvolveu ainda como acadêmica e mestranda, evidenciando um talento precoce para as investigações científicas. O seu envolvimento e aprofundamento aos estudos foi um diferencial, oferecendo uma grande contribuição para o Norte de Minas na Geografia Urbana e no Planejamento regional”, acrescenta o professor. Ramony concluiria neste ano o doutorado em Geografia pela PUC-Minas.

O artigo mais recente – “Os Usos dos Espaços Públicos: a Praça e sua Dinâmica na Cidade Atual” – foi publicado no jornal eletrônico trimestral “Geo UERJ”, do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ainda no ano passado, outra publicação “A cidade contemporânea e os espaços públicos: breves considerações sobre a cidade de Janaúba” foi divulgada na Revista UEG, periódico da Universidade Estadual de Goiás. Conforme Bortolo, para os próximos meses há previsão de novas publicações em revistas nacionais e em eventos no País e no Exterior.

Publicação mais recente do estudo no GEO UERJ sobre Geografia Urbana e Planejamento Regional (Ascom)

No livro “A Geografia do Norte de Minas Gerais: reflexões e proposições”, organizado pelo professor Gustavo Cepolini Ferreira (PPGEO), que será lançado em maio dentro das comemorações pelos 60 anos da Unimontes, haverá um artigo inédito de Ramony e Bortolo: “A Praça, os espaços públicos, seus usos e as dicotomias: a dinâmica na/da contemporaneidade”. Outra publicação no formato de artigo está sendo finalizada para apresentação em 29 de maio, dia em que se comemora a profissão de geógrafo.

CONTINUIDADE – “Os resultados têm mostrado que os espaços públicos urbanos de lazer são apropriados e mantidos em diversas formas, de acordo com cada cidade e sua dinâmica. Com isso, faz se necessário pensar em políticas públicas sociais urbanas e de planejamento específicas já que apresentam também públicos diferentes e usos variados”, finaliza Bortolo, adiantando que os tema planejamento urbano local e regional terá continuidade em estudos futuros.

II Open Innovation busca interação entre instituições de pesquisa e empresa
Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade