Nesta terça-feira (20/4), será realizado o seminário de encerramento do PET Saúde/Interprofissionalidade, desenvolvido a partir de parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e o Ministério da Saúde. Por causa das medidas de distanciamento contra a propagação do Novo Coronavírus (COVID-19), o evento será realizado no formato virtual.

A programação poderá acompanhada no horário das 19h30min às 21 horas, por meio do link: https://meet.google.com/wbe-kgev-jsv. O objetivo é a apresentação das experiências exitosas dos cinco polos do PET-Saúde Interprofissionalidade de Montes Claros. A organização é da Unimontes e da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.

O PET-Saúde tem a proposta de desenvolver a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino superior. Desenvolvido por meio de parceria entre a Prefeitura de Montes Claros e a Unimontes, o PET-Saúde é financiado pelo Ministério da Saúde. Na edição (2018/2021), o programa contemplou os cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia da Unimontes, com a participação de 42 acadêmicos, 15 professores e 15 Preceptores.

No seminário de encerramento serão apresentados os relatórios das atividades e as pesquisas produzidas pelos estudantes, professores e profissionais de saúde participantes do programa nos cinco polos de Montes Claros, evidenciando que a inserção do PET-Saúde de/Interprofissionalidade na Atenção Primária do município.

Conforme a coordenação, a iniciativa propiciou importantes contribuições na rede de atenção à saúde, fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade dos cursos e o desenvolvimento de conhecimento sobre a organização e o funcionamento dos serviços públicos de saúde de forma Interprofissional. O Programa contou ainda com o desenvolvimento de pesquisas no campo da Interprofissionalidade em saúde.

Programação

Na abertura das atividades, a coordenadora do PET/Saúde/Interprofissionalidade e do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (Nupris), enfermeira Daniella Martins Dias Veloso, vai abordar a experiência para o município de Montes Claros entre 2019 e 2021 e os desafios e propostas de sustentabilidade.

Às 19h40, será feita a apresentação das experiências exitosas dos estudantes nos polos Cintra, José Corrêa Machado, Maracanã, Vila Campos e Antônio Pimenta.

Às 20h30, tutora e coordenadora PETSaúde/Interprofissionalidade, professora Aline Figueiredo, vai abordar o tema: Experiência para os atores da Unimontes no Biênio 2019-2021 e os desafios/propostas de sustentabilidade”. Estão previstas ainda explanações pelos representantes da Gestão Municipal, do Conselho Municipal de Saúde e da Unimontes, além de preceptores e tutores do programa.

Serviço:
Seminário de encerramento do PET Saúde/Interprofissional
Dia: terça-feira (20/04)
Horário: 19h30min às 21 horas
Como assistir: pelo link: : https://meet.google.com/wbe-kgev-jsv

ALMG aprova projeto do governador Zema para contratação temporária de servidores da educação
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade
Divulgadas obras literárias indicadas para o Vestibular próprio e PAES da Unimontes
Unimontes anuncia ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário
FAPEMIG lança chamada para fortalecimento e consolidação da pesquisa na UEMG e Unimontes
Projeto “Convivências Itinerantes” promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no Hospital Universitário