Visita oficial da visita do vice-governador seguiu todos os protocolos de segurança em tempos da pandemia do Novo Coronavírus (Foto: Ítalo Roberto)

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, cumpriu visita oficial ao campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, na tarde desta quarta-feira (22/7). Acompanhado de comitiva, participou de encontro com reitor Antonio Alvimar Souza, vice-reitora Ilva Ruas de Abreu e pró-reitores para conhecer a estrutura de ensino, pesquisa, extensão e de prestação de serviços da instituição, além das demandas para ampliar a qualidade do atendimento à população de cerca de 40% do território mineiro.

Com formação acadêmica nas áreas de Engenharia e Economia, o vice-governador revelou conhecer bem a realidade das universidades públicas e assumiu o compromisso de se tornar um dos interlocutores junto ao setor privado e aos organismos públicos para que a Unimontes possa se estabilizar do ponto de vista econômico e, mais adiante, ampliar seu campo de ação nas mais diversas áreas.

“Como professor de dedicação exclusiva por 12 anos, vivi a realidade acadêmica e o fascínio que ela nos proporciona, mas, ao mesmo tempo, revela dificuldades. A Unimontes é um instrumento do Governo do Estado para gerar o conhecimento. A interface com o setor privado e com o próprio serviço público tornou-se essencial no sentido de transformar ainda mais esta região, que tem tanto potencial”, destacou Paulo Brant.

Paulo Brant sugeriu a interlocução do Estado junto aos setores econômicos para incentivar a aplicação do conhecimento gerado pela Unimontes
(Fotos: Christiano Jilvan)

“O Governo tem nos ajudado muito até aqui. O diálogo é franco e transparente. Somos muito gratos a toda a equipe como olham e tratam a Universidade. Somos parceiros. O que for preciso para o Governo do Estado em nossa Universidade, estaremos à disposição, especialmente, na grande corrente pelo Norte de Minas, que depende muito do trabalho da Unimontes”, ressaltou o reitor, Antonio Alvimar.

Na oportunidade, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Rocha, representou a gestão superior para apresentar à comitiva a estrutura da Unimontes, em especial, a necessidade de apoio do Estado nas questões orçamentárias e no auxílio junto ao MEC para a conclusão final de todas as unidades das escolas técnicas do Programa Brasil Profissionalizado.

O vice-governador Paulo Brant recebeu do reitor Antonio Alvimar uma pauta com pedidos para suporte à Unimontes

ESTRATÉGICO

O vice-governador reconheceu que o papel do Estado é preponderante e estratégico e o vê representado pela Unimontes no Norte de Minas e nas demais regiões de sua abrangência. “Quero reiterar a importância que a Universidade tem para o Estado de Minas Gerais, principalmente neste momento que vivemos. A pandemia trouxe mais cedo, e de maneira aguda, as transformações que passaríamos na mudança de hábitos e na reorganização econômica”.

E completou: “o processo de transformação foi acelerado e o mundo de hoje vive a era do conhecimento. Sem ele, nenhuma sociedade vai se viabilizar; quem não dissemina o conhecimento, está fadado ao insucesso. O conhecimento é fascinante, gerado de maneira exponencial, mas é, ao mesmo tempo, desafiante. O grande desafio do relacionamento entre as universidades públicas, seus governos e o setor empresarial é fazer esta interface. A conexão ainda é frágil e estamos aqui para trabalhar por isto”.

A visita à Unimontes encerrou a agenda do vice-governador mineiro ao Norte de Minas. Durante o dia, ao lado do deputado estadual Arlen Santiago e de comitiva de autoridades militares e políticos, ele cumpriu visita aos municípios de Janaúba e São João da Ponte para tratar de questões relacionadas à agropecuária e irrigação e, em Montes Claros, também visitou os hospitais Dilson Godinho e Santa Casa antes de conhecer o campus-sede da Unimontes.

Crédito das fotos: Christiano Jilvan e Italo Lopes / Unimontes

Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade