Obra especial será destinada para bibliotecas públicas

O Brasil comemora o centenário de nascimento do educador, antropólogo, político e escritor Darcy Ribeiro, natural de Montes Claros, completado quarta-feira (26/10). Marcando a comemoração do centenário do nascimento de Darcy, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) presta homenagem ao educador e intelectual com o lançamento do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles” (Editora Unimontes, 212 páginas).

Organizado pelo professor João Batista de Almeida Costa (vinculado ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento Social da Unimontes (PPGDS), a obra documenta e resgata a trajetória de Darcy Ribeiro, com uma coletânea de artigos elaborados por professores e pesquisadores que estudaram a vida e obra do intelectual e escritor.

A publicação, em edição especial, em capa dura, será destinada para bibliotecas públicas de escolas e instituições de ensino de pesquisa.

Marcando o lançamento da obra, nesta quarta-feira, 26 de outubro, quando foi comemorado o centenário de nascimento de Darcy (falecido em 17 de fevereiro de 2017), o diretor da Editora Unimontes, professor Antônio Dimas Cardoso, fez a entrega simbólica do primeiro exemplar do livro ao reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, no Gabinete da Reitoria.

Na oportunidade, o professor Antônio Alvimar Souza enalteceu a relevância da iniciativa da Universidade e da Editora Unimontes ao homenagear Darcy Ribeiro. “Esse trabalho é magnífico e mostra a seriedade e a capacidade da Editora Unimontes”, assegurou o reitor.

O reitor Alvimar destacou ainda a importância do legado de Darcy como uma das maiores personalidades do Brasil em todos os tempos, e ressaltou que a proposta da Unimontes, por meio de sua editora, é publicar obras de outros escritores do Norte de Minas, valorizando a cultura da região. “Sou um apaixonado pela nossa região, pela nossa cultura e pelo nosso povo”, declarou o reitor.

COLETÂNEA INICIADA POR SOBRINHO – Dimas Cardoso lembro que, no ano de 2018, a Editora Unimontes, a partir de contato com Paulo Ribeiro (sobrinho de Darcy Ribeiro, falecido em abril de 2021), elaborou a proposta para a organização da coletânea de artigos sobre a obra do escritor e intelectual, a ser lançada na comemoração do seu centenário de nascimento em 2022.

Ainda conforme o diretor da Editora Unimontes, na organização da coletânea, o professor João Batista Almeida Costa convidou pesquisadores de diferentes instituições que pesquisaram a obra de Darcy Ribeiro ou que trabalharam com o educador. Também foi convidado Mário Ribeiro Filho (Ucho Ribeiro), sobrinho de Darcy Ribeiro, que escreveu o artigo “Darcy Ribeiro, como eu o vi”. Ao todo, foram publicados 15 artigos.

A coletânea é dividida em duas partes ao apresentar a obra, o pensamento, a trajetória e o legado de Darcy Ribeiro. Ele ressalta que, além dos artigos, a produção bibliográfica é enriquecida com uma galeria de fotos, ao final do livro, que revela momentos marcantes da vida do intelectual nascido em Montes Claros. O diretor da Editora Unimontes lembra que na primeira edição foram publicados 1 mil exemplares do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles. A obra comemorativa foi produzida com recursos públicos, do orçamento da Universidade, não sendo permitida a sua comercialização.

Antônio Dimas explica que os exemplares do livro serão destinados, prioritariamente, para bibliotecas de escolas públicas do estado de Minas Gerais. Parceira no projeto, a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar) também contribuirá na divulgação da obra em nível nacional.

Os artigos do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles, são organizados pelo professor João Batista de Almeida Costa e contam com a participação dos seguintes autores:

“Darcy Ribeiro, como eu vi”, Ucho Ribeiro;

“Memórias Afetivas”, Cláudia Zarvos;

“Para lembrar Darcy Ribeiro”, Gisele Jacon de Araújo Moreira;

“Darcy Ribeiro 100 anos depois: uma justa homenagem”, André Borges de Mattos;

“Darcy Ribeiro: pensando os povos indígenas no Brasil”, Marivaldo Aparecido de Carvalho e Roberta Brangioni Fontes;

“O chabu da utopia Brasil”, Andrea Jakubasko;

“Darcy Ribeiro, mestre educador brasileiro”, Lúcia Velloso Maurício;

“Darcy Ribeiro e a universidade necessária”, Idenilson Meireles;

“Darcy Ribeiro: as utopias e fazimentos de um intelectual brasileiro”, Lia Ciomar Macedo de Faria e Rosemaria J. V. Silva;

“Espaço Biográfico: política da memória e arquivo em Darcy Ribeiro”, Haydée Ribeiro Coelho;

“Raça”, classe e nação em Darcy Ribeiro; contribuições a um debate incandescente”, Adélia Miglievich-Ribeiro;

“Eneida Tropical: o povo brasileiro como grande narrativa sobre o Brasil”, Demetrius Ricco Ávila

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG