O formato unificado de edital foi mantido e prazo de inscrição será aberto no início de junho

Em consonância com o cronograma estabelecido pelas normas de graduação, a Universidade Estadual de Montes Claros publicou nesta segunda-feira (10/5) o edital de vagas remanescentes para o 2º semestre letivo de 2021 (início das aulas em 2 de agosto). O modelo adotado no ano passado está mantido, com a unificação dos processos de reopção de turno, curso e campus e reopção curso/campus, assim como de transferência externa e da obtenção de novo título.

Ainda como a manutenção das medidas de distanciamento social por causa da pandemia do Novo Coronavírus, o atendimento será remoto (online). As inscrições podem ser efetuadas entre 1º e 11 de junho. Quando começar a vigência do prazo, será disponibilizado um formulário eletrônico próprio para a inscrição dos interessados.

Conforme o edital, estão disponíveis vagas nos cursos ministrados no campus-sede de Montes Claros e nos campi do Noroeste e Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha: Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.

Acesse o edital aqui.

SAIBA MAIS

A Secretaria Geral e a Pró-Reitoria de Ensino descrevem todos os pontos do edital sobre quem pode participar do processo. No caso das reopções, podem pleitear os alunos regularmente matriculados na Unimontes que queiram fazer nova escolha de turno (no mesmo curso e no mesmo campus/núcleo), de campus (no mesmo curso com mudança de município), ou reopção de curso (mudança de graduação no mesmo campus/núcleo).

Importante destacar que cada pleito será analisado pela Secretaria Geral (1ª etapa, de 12 a 18 de junho) e pela coordenação de curso (2ª etapa, de 21 a 28/6). O resultado final sairá em 16 de julho.

Vagas são para o campus-sede (foto) e demais campi

Em relação à transferência externa, o edital é aberto aos alunos de outras instituições de Ensino Superior (pública ou privada) do Brasil ou mesmo no exterior. São duas etapas: 1ª) análise de desempenho acadêmico no curso, com análise entre 1 e 11/6 e 2ª) exame da documentação acadêmica e análise da estrutura curricular, de 14 a 18 de junho. O resultado final será divulgado em 16 de julho.

Quanto ao pedido para a obtenção de novo título, o edital contemplará pessoas que já concluíram uma ou mais graduações no ensino superior e que queiram um novo curso em áreas relacionadas: Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Com mais este processo, a Unimontes dá continuidade ao seu compromisso junto à sociedade, enquanto universidade pública, por meio deste edital.

Vagas remanescentes
Unimontes – 2º semestre 2021
• Reopção de turno, campus e curso
• transferência externa