Parlamentar mantém contatos com a SES e MPMG para minimizar os efeitos da superlotação do Hospital da Unimontes

O deputado estadual Arlen Santiago, que integra a bancada do Norte de Minas na Assembleia Legislativa, realizou uma visita de cortesia à Reitoria da Unimontes, nessa terça-feira (11/1). Recebido pelo reitor Antonio Alvimar Souza e pela vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, ele fez um balanço de sua atuação parlamentar em 2021 em apoio à Universidade, justificando como essencial o empenho do mandato para atender as demandas institucionais.

Deputado estadual Arlen Santiago durante visita à Reitoria da Unimontes (Fotos: Christiano Jilvan)

“O momento de agradecer a parceria e firmar novas direções para trabalharmos juntos e concretizar os projetos de interesse de todos”, afirmou o deputado, ao destacar, dentre outros pontos, o andamento do projeto de construção da nova sede do campus de Salinas, no Norte de Minas. Junto à Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), o parlamentar disse que o mandato conseguiu assegurar recursos da ordem de R$ 10 milhões para a realização da obra.

Na reunião, o deputado assumiu o papel de interlocução com a Secretaria de Estado de Saúde e a Procuradoria-Geral do Estado para dar suporte à Unimontes nas questões do contingenciamento que há mais de dois meses é feito no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) diante do excesso de pacientes.

A superlotação que vem sendo registrada na unidade acontece como consequência de um impasse nas escalas de profissionais médicos em outras unidades de saúde, cuja demanda vem sendo absorvida pelo HUCF, especialmente na Pediatria e no Pronto-Socorro. Somente nesta terça-feira, havia 47 pacientes internados em corredor e em observação acima da capacidade do PS.

APOIO NA ALMG

Reitor e o parlamentar mantiveram contatos com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti

“Retribuímos os agradecimentos pela parceria do mandato com a nossa gestão, especialmente neste momento que o Hospital Universitário precisa de ajuda para superar esta questão do contingenciamento”, acrescentou o reitor, ao formalizar o pedido para que o deputado também defenda dos interesses da comunidade acadêmica nos projetos de interesse da educação superior na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

“Destacamos este interesse em nos apoiar e estar presente nas diversas ações estratégicas e nos interesses comuns da Unimontes com a comunidade regional”, finalizou a vice-reitora Ilva Ruas. O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira, e o assessor de Gestão Estratégica, Otávio Braga, também participaram do encontro. Os assessores Vlader Teixeira e Luzia Chagas acompanharam o parlamentar durante o encontro.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos