A proposta de institucionalização do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual da Unimontes (CCRAV/Unimontes) foi apresentada na manhã desta segunda-feira (19) ao reitor professor Antonio Alvimar Souza pelo professor do departamento de Comunicação e Letras, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL) da Unimontes e idealizador do projeto, Élcio Lucas. A iniciativa foi exibida por meio de videoconferência, na reitoria.

O CCRAV/Unimontes está localizado no prédio 2, no campus-sede, e passou por intervenções para adaptação à planta do projeto – gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). A iniciativa, considerada bem inovadora para o Norte de Minas e demais regiões de abrangência da Unimontes, contempla um hall para exposições artísticas, estúdio de gravação, ilhas de edição e de tratamento de mídias digitais, além de uma ampla sala para exibições – com sistema de sonorização e climatização.

Os recursos são de aproximadamente R$ 900 mil, oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e com a contrapartida do Governo de Minas Gerais, por meio da então Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), hoje Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE).

“O projeto é extraordinário e ao mesmo tempo arrojado para a Unimontes. A Pandemia tem nos trazido vários ensinamentos, um deles é que precisamos aprimorar nossos processos digitais e de comunicação. Precisamos pesar mais mecanismos e instrumentos de diálogo e interação. Já presenciamos algumas mudanças, como videoaulas, produção de conteúdo audiovisual e o uso de novas tecnologias para o ensino”, destaca o reitor Alvimar, que usou a metáfora do funcionamento do coração humano e suas artérias para delinear a profundidade e alcance que o CCRAV terá na articulação de grandes áreas da Universidade.

Idealizador do Centro de Comunicação, o professor Élcio Lucas explica que o novo espaço estará associado às atividades dos Programas Institucionais de Pós-Graduação em Letras, História e Desenvolvimento Social, da Unimontes. “A proposta é ter o Centro como um diferencial na preservação da memória e da história audiovisual regional, sob o ponto de vista acadêmico, científico e social”, destaca Lucas.

O CCRAV está dividido em três eixos: Sistema, que envolverá investimentos em infraestrutra e pesquisa; Capacitação, com desenvolvimento interno e de parceiros da área da educação e extensão universitária e Visibilidade do próprio projeto, da Unimontes e dos parceiros como Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Sede, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Governo do Estado de Minas Gerais.

O próximo passo agora é apresentar o projeto e a proposta de institucionalização ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), órgão técnico superior de deliberação e supervisão em matéria de ensino, pesquisa e extensão.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos