Reitor Antonio Alvimar visitou as dependências da Casa Santa Bernadete, acompanhado pelo presidente Newton Figueiredo e representantes da gestão e da entidade (Fotos: Alex Sezko)

A Universidade Estadual de Montes Claros promoverá estudos de viabilidade técnica para auxiliar pacientes oncológicos carentes em tratamento quimioterápico ou radioterápico. A proposta inicial é que professores e acadêmicos dos cursos de enfermagem, odontologia, medicina, serviço social, educação física e artes da Unimontes possam auxiliar os pacientes amparados pela Casa Santa Bernadete em Montes Claros, instituição filantrópica que abriga pacientes oncológicos carentes em tratamento. A iniciativa ampliará a área de atuação dos estágios na Unimontes e ajudará a entidade a prestar assistência de qualidade aos pacientes e aos seus acompanhantes.

O acerto da realização do estudo foi feito pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, e o presidente da Casa Santa Bernadete, Newton Carlos Amaral Figueiredo, professor aposentado da Unimontes, durante reunião na sede da entidade, na manhã desta quarta-feira (22/5). “A Casa Santa Bernadete sobrevive com ações de voluntários e contribuições da sociedade e a Unimontes pode nos ajudar a dar uma vida mais digna para esses pacientes que precisam de nossas ajudas”, enalteceu o presidente da Casa Santa Bernadete, reforçando que fez o convite para que parte da gestão visitasse a entidade para conhecer de perto o trabalho desenvolvido.

“Uma possível parceria com a Unimontes será essencial, pois enfrentamos dificuldades financeiras para manter a casa de apoio”, observou o professor Newton Figueiredo.

Reitor Antonio Alvimar e os representantes da Casa Santa Bernadete: secretário Eduardo Borges e presidente Newton Carlos Figueiredo

Depois de conhecer toda a nova estrutura da Casa Santa Bernadete, cuja sede própria foi inaugurada no dia 21 de março deste ano, o reitor anunciou que a Unimontes fará levantamentos técnicos juntos aos departamentos da universidade para estudar a viabilidade da parceria. Destacou que o possível apoio ajudará os pacientes oncológicos e seus acompanhantes de diversas cidades da região, mas que, ao mesmo tempo, servirá de um laboratório importante para os novos profissionais que a universidade está formando. “É imprescindível que nossos acadêmicos tenham acesso à realidade e estejam preparados para apresentar respostas para os anseios da sociedade”, afirmou.

CASA DE APOIO

Fundada no dia 1º de Julho de 2000, a Casa de Apoio Santa Bernadete é uma entidade filantrópica, que acolhe jovens e adultos com diagnóstico de câncer e em tratamento de radioterapia ou quimioterapia, oferecendo atendimentos que incluem acompanhamento psicológico, nutricional, assistência social, enfermagem, hospedagem e transporte gratuito. Durante a permanência na casa são realizadas dinâmicas em grupo, palestras, oficinas de arte e de escuta desenvolvidas por equipe de voluntários.A arrecadação de recursos financeiros para a manutenção da instituição é feita via telemarketing, promoção de eventos sociais e além de outras formas de doações.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos