Subsecretária de Estado de Ensino Superior Augusta Fagundes
(Foto:Faculdade de Sabará)

“Uma instituição comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E que tem na pluralidade e na humanização o seu pressuposto de existência”. Este é o compromisso da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) nas palavras da subsecretária de Estado de Ensino Superior de Minas Gerais, professora Augusta Isabel Junqueira Fagundes.

Ela ressaltou a relevância da atuação da Unimonte do dirigir mensagem à comunidade acadêmica pela passagem dos 58 anos de aniversário de criação da instituição superior, completados domingo (24 de maio).

A Universidade Estadual de Montes Claros resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) –, criada por meio da Lei Estadual 2.615, assinada em 24 de maio de 1962. A antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes por intermédio da Constituição Mineira promulgada em 21 de setembro de 1989. Em 10 de março deste ano, foram completados 30 anos da publicação do decreto estadual 30.971, que efetivou a estadualização da universidade.

No depoimento, gravado em vídeo, a professora Augusta Fagundes parabeniza gestores, coordenadores, docentes, servidores técnico-administrativos e alunos da Unimontes e enfatiza: “são 58 anos de muito trabalho, esforço e desafios, mas também de muitas realizações e de muitas conquistas”.
A subsecretária de Estado de Ensino Superior destaca que, hoje, a Universidade é reconhecida não apenas pela “sua grandeza em números de alunos e de cursos e pela infraestrutura”, mas também pela qualificação do corpo docente, composto em sua grande maioria por mestres e doutores e também pelos projetos de pesquisa e extensão implementados.

“Isso é fato: o reconhecimento da Universidade está no seu papel político e social como agente transformar da realidade de mais de 340 municípios mineiros, que correspondem a 40% da área total de Minas Gerais”, observa a professora Augusta Fagundes.

“Como Dary Ribeiro, também de Montes Claros, a Universidade é uma instituição de causas. Ela vive pregando e lutando em uma cruzada pelas causas da região. Uma região carente de tudo e que depende uma instituição forte como a Universidade Estadual de Montes Claros”, destaca a subsecretária.
“Um exemplo dessa luta da Unimontes é a manutenção do Hospital Universitário Clemente de Faria, o único hospital genuinamente público da região e que conta com o reconhecimento nacional e internacional pelos serviços prestados à toda sociedade”, citou.

“Por tudo isso, é nosso dever reconhecer a importância da Universidade para os mineiros e para Minas Gerais e, ao mesmo tempo, parabenizar a todos que fazem da Unimontes uma fortaleza do conhecimento em uma região tão árida de desenvolvimento”, conclui a professora Augusta Fagundes.

Unimontes anuncia ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário
FAPEMIG lança chamada para fortalecimento e consolidação da pesquisa na UEMG e Unimontes
Projeto “Convivências Itinerantes” promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no Hospital Universitário
Curso de Geografia da Unimontes comemora 60 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal